O processo de organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas de acesso ao currículo a alunos vinculados à educação especial nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114047Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Educação Especial, Acessibilidade Curricular, VigotskiResumo
Este estudo analisou os processos de organização das práticas pedagógicas que contribuem para que alunos vinculados à educação especial de uma escola pública tenham acesso ao currículo, levando em consideração os diversos fatores implícitos que constituem o processo educativo. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho histórico-cultural, orientada pela teoria de L. S. Vigotski. Essa abordagem visa o desenvolvimento humano e as relações sociais constituídas desempenham importante papel nesse processo. A produção de informações deu-se por meio de observação, entrevistas e levantamento documental, registrados em diário de campo, fotografias e gravação de vídeos. Participaram da pesquisa quatro professores de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, uma professora bilíngue e uma profissional de apoio escolar – mediadoras que também atuam nessa mesma turma e desempenham suas funções de apoio pedagógico a dois alunos. Os resultados mostram que o processo de organização das práticas pedagógicas de acesso ao currículo tem relação direta com a formação de professores e as condições de trabalho docente. A intensificação e a flexibilização do trabalho docente são muito presentes no contexto pesquisado, no entanto, as tentativas de estabelecer relações na perspectiva colaborativa durante o processo de organização dessas práticas tem sido uma proposta reflexiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.