Lendo contos de Clarice
uma proposta de avaliação escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111989Resumo
Nos últimos anos, as pesquisas entre literatura e ensino têm se adensado e produzido um relativo consenso acerca das concepções, dos objetivos e dos pressupostos que estruturam um renovado ensino de literatura na escolarização básica. A fim de contribuir com o referido campo de estudos, buscamos apresentar uma proposta de avaliação, pautada na produção textual de jovens leitores, orientando-nos por Cosson (2007) e Antunes (2006). Para tanto, partimos da experiência que vimos desenvolvendo, o projeto “oficina de poesia” no Colégio Técnico da UFRRJ, cujo objetivo fundamental é o de proporcionar um espaço-tempo escolar, mas não escolarizado, de leitura de poemas e experimentação da linguagem literária. Com as oficinas, notamos que as práticas lá desenvolvidas poderiam ser ferramentas, cuja utilização em sala de aula regular incidiriam no complexo processo de formação literária de jovens leitores. Esse projeto apoiou-se, fundamentalmente, nas concepções estético-pedagógicas de Freire (1996), Lobo (2017) e Pilati (2017). Por fim, ainda que parcialmente, concluímos que as experiências produzidas nas oficinas podem ajudar a redimensionar criativamente a concepção tradicional de avaliação na disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.