Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito está configurado de acordo com as orientações da revista (diretrizes para autores).
  • As imagens, tabelas e gráficos estão sendo enviadas em arquivos separados, no item "documentos suplementares", em formato TIFF ou JPEG, além de inseridas ao longo do texto.
  • O nome dos autores foi omitido do manuscrito e das propriedades dos arquivos, a fim de garantir a avaliação cega pelos pares.
  • O ORCID de todos os autores está informado no Passo 3 da submissão (Metadados da submissão). Orientações: A informação do ORCID deve iniciar com http, e não https. Para a seção Cadernos dos Alunos, é necessário informar somente o ORCID do(a) orientador(a).
  • Os metadados do artigo (títulos, palavras-chave, referências, resumos, autores) foram preenchidos de forma completa.
  • Para os artigos da Seção Temática Especial, o autor deve escrever na caixa "Comentários para o Editor" qual tipo de texto está submetendo (artigo, resenha, relato, etc). Caso seu artigo não seja destinado à seção Temática Especial, você pode marcar esta condição como atendida. 

Diretrizes para Autores

A revista Cadernos do Aplicação conta com as seguintes seções: Temática Especial, Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura, Comunicações Breves, Resenhas, Caderno dos Alunos. Todas as seções estão abertas para quaisquer assuntos relacionados à Educação Básica.

Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura e Resenhas. Na seção Temática Especial, o autor deve indicar para o editor qual tipo de texto está submetendo, na caixa Comentários para o Editor

A seção Cadernos dos Alunos recebe textos escritos por alunos da Educação Básica, realizados com acompanhamento de um ou mais orientador. Nessa seção, serão escolhidos, pela comissão editorial, até quatro produções por número da revista.

Na seção Resenhas serão publicados até 3 textos por número da revista. 

Recomenda-se fortemente que o autor referencie outros artigos da Revista Cadernos do Aplicação no seu texto.

Todo material deve passar por prévia revisão textual e ser padronizado conforme as Normas da ABNT antes de ser apresentado à revista. Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com as descrições a seguir:

  • Artigo: Seguindo os princípios científicos e acadêmicos, os artigos devem relatar e/ou sintetizar pesquisas desenvolvidas na área da Educação Básica. Você poderá submeter artigos que se alinham à temática especial ou a outros temas pertinentes à educação básica. Os textos devem ter entre 10 e 20 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências).
  • Ensaio: O ensaio é um formato textual de tom mais livre, no qual autores e autoras exercitam reflexões acerca de diferentes assuntos, propondo leituras e dialogando com ideias e textos já consagrados. Você poderá submeter ensaios sobre quaisquer assuntos pertinentes à educação básica. Os textos devem ter entre 10 e 20 páginas, apresentar conteúdo autoral e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  • Relato de experiência: Os relatos de experiência são textos nos quais narramos vivências. Mais uma vez, tendo em vista o escopo da revista, serão aceitos relatos sobre práticas na educação básica (dentro e fora da sala de aula, em todas as etapas de ensino). Nos relatos, reflexões teóricas são bem-vindas e, neste caso, é preciso observar a indicação das referências. Os textos devem ter entre 07 e 10 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  • Revisão de literatura: Trata-se de artigo de revisão crítica da literatura com o estado da arte sobre um tema ou problema específico, relacionado à Educação Básica. Os textos devem ter entre 10 e 25 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  • Comunicação breve: Relato sucinto construído a partir de descobertas e de observações preliminares, cuja origem são pesquisas de natureza empírica ou, ainda, análise breve de temas conjunturais de interesse imediato, também originadas pelo desenvolvimento de pesquisas. A apresentação deverá respeitar as normas exigidas para artigos originais. Os textos devem ter entre 4 e 6 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  • Resenha: Resenhas de dissertações, teses ou livros, de produções nacionais publicadas há, no máximo, 2 anos e internacionais no máximo 5 anos. Os textos devem ter entre 3 e 5 páginas. Para as resenhas de teses e dissertações, o texto deve conter o título do trabalho, identificação do autor e orientador e a instituição. Para resenhas de livros, deve conter a referência bibliográfica completa da obra resenhada no início do texto. Para as resenhas não é obrigatório resumo e palavras-chave.
  • Cadernos dos Alunos: estes textos, redigidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio, com acompanhamento de um professor orientador, inserem-se nas categorias artigos, relatos de experiência e comunicações breves (artigo de opinião, produção literária). Os textos devem ter, no máximo, 20 páginas e não é obrigatório resumo e palavras-chave.   

A revista utiliza as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que devem ser consultadas caso não seja encontrado nas diretrizes o exemplo necessário.

  • Artigo de periódico NBR 6022/2003;
  • Referências NBR 6023/2018;
  • Citações NBR 10520/2002;

A seguir detalhamos algumas informações para autores, que devem ser seguidas nos manuscritos. Os textos deverão ser submetidos com base no template da revista, que pode ser obtido aqui.

Formatação geral do arquivo: Conforme template. O texto deve ser salvo em documento do Word (.doc ou .docx) ou documento do Open Office (.odt).

Título, resumo e palavras-chave: Conforme template. Título, primeira letra em maiúscula, negrito, Calibri, fonte 16, alinhado à direita. Resumo: Síntese do artigo como um todo, entre 150 e 200 palavras, Calibri, fonte 10, justificado. Palavras-chave: Três a cinco termos significativos para situar a abordagem do texto. Não necessariamente uma palavra única. Itens separados por ponto, Calibri, fonte 10. Exemplo: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

Formatação geral do texto: Conforme template. O texto deve ser formatado em Times New Roman, corpo 11, espaço 1,15, justificado.

Caso o autor utilize títulos para as seções e subseções do trabalho, deve numerar como demostrado no template.

 1 Título de seção primária

1.1 Título de seção secundária

1.1.1 Título de seção terciária

Citações:

Citações diretas com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. Precisarão conter o sobrenome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentados de acordo com os casos exemplificados abaixo:

a) Ideias do autor mencionadas ao longo do texto:

Ex.: Como diz Foucault (2002, p. 112), “etcetcetcetcetc”.

b) Referência após citação:

Ex.: “etcetcetcetcetc” (FOUCAULT, 2002, p. 112)

c) Caso de paráfrase:

Ex.: etcetcetcetcetc (FOUCAULT, 2002).

Citações destacadas:     

As citações com mais de 3 linhas serão apresentadas em margem própria, com recuo de 4 cm, espaço simples, Letra Times corpo 11, seguidas da referência bibliográfica entre parênteses (FOUCAULT, 2002, p. 105-106).

Figuras, gráficos, quadros e tabelas:

a) Figuras, gráficos e quadros devem ficar próximos ao texto em que são mencionados e numerados consecutivamente. Os títulos devem constar na parte superior das ilustrações e quadros, usando fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. A fonte deve constar na parte inferior (obrigatório citar a fonte mesmo que seja do autor), com fonte tamanho 10. Quando a fonte for do autor, fazer a referência a seguir: Fonte: Elaborado pelo autor. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados, em formato TIFF.

b) Tabelas trazem dados estatísticos numéricos: os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas e não se colocam traços horizontais e verticais para separar os números. São diferentes dos quadros, que possuem os quatro lados fechados com traços horizontais e verticais para separar as informações (99% das universidades consideram os quadros como tabelas). A tabela deve ficar próxima ao texto em que é mencionada, o título deve vir acima da tabela e ser numerado consecutivamente, usar fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. Indicar a fonte abaixo da tabela usando fonte tamanho 10. Se houver legenda, segue essa mesma formatação.  Quando a fonte for do autor, fazer a referência a seguir: Fonte: Elaborado pelo autor. Utilizar as normas de apresentação tabular do IBGE: http://biblioteca.ibge.gov.br 

Referências:

As referências devem ser padronizadas conforme a NBR 6023/2018.  Devem estar listadas em ordem alfabética, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, com 12 pt entre elas conforme o exemplo abaixo. Devem estar alinhadas à esquerda, com alinhamento justificado. Se o documento citado estiver online, o obrigatoriamente seu link deve estar ativo e constar a data completa e atualizada de acesso. Exemplo: Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoaplicacao . Acesso em: 26 mar. 2021

Observe os exemplos a seguir:

a) Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): (subtítulo, se houver, em fonte normal, sem negrito). Edição. Local de publicação: Editora, Data.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2002.

b) Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome sem abreviatura. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): (subtítulo, se houver). Edição. Local de publicação: Editora, Data. páginas inicial e final do capítulo.

ASSUMPÇÃO, Simone. Poesia folclórica. In: SARAIVA, Juracy Assman (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 63-68.

c) Livro completo ou Capítulo de livro em meio eletrônico ou site da internet:

Para os livros e capítulos de livros, as referências devem obedecer aos padrões indicados no item anterior, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Para os sites da internet, indicar o nome do autor ou a entidade, o título do texto e as informações do meio eletrônico, local e ano de publicação (quando disponível).

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura ou ENTIDADE. Título (em negrito). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia, mês, ano.

DUARTE, Juliana. Um incentivo à arte. Disponível em: http://www.funap.sp.gov.br/arquivos/canto%20da%20liberdade_04_em_baixa.pdf Acesso em: 11 nov. 2006.

d) Artigo:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do artigo: (subtítulo, se houver). Título do periódico (em negrito), Local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, data ou período da publicação.

BRAGA, Guilherme da Silva. A tradição pornográfica e Bocage. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 31, p. 187-224, out. 2006.

Para artigos disponíveis em meio eletrônico, acrescentar as informações: Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia, mês, ano.

e) Trabalhos Acadêmicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em negrito): (subtítulo, se houver). Ano de publicação. Tipo de documento (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) – Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino, Local da Instituição, Ano da defesa ou da apresentação.

GRIGOLETTO, Cassiana. Os “vícios e virtudes” da identidade portuguesa. 2005.  Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

No corpo do texto, caso o autor deseje abreviar o título de um livro, de um conto etc., deve escrevê-lo por extenso na sua primeira menção e, nas demais, denominá-lo pelo primeiro termo. Por exemplo: o livro História do Cerco de Lisboa (HCL), de José Saramago, poderá ser referido como História ou pela sigla HCL. Para destacar o título de poemas, contos e canções, solicita-se o uso de aspas duplas, por exemplo: “Maldição”, de Olavo Bilac. 

Reiteramos que a revista fornece um template para autores, que pode ser obtido aqui.

Temática Especial 1

Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura e Resenhas, dentro da temática proposta para o número.

O autor deve indicar para o editor qual tipo de texto está submentendo, na caixa Comentários para o Editor. 

Temática Especial 2

Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura e Resenhas, dentro da temática proposta para o número.

O autor deve indicar para o editor qual tipo de texto está submentendo, na caixa Comentários para o Editor. 

Temática Especial 3

Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma Artigos, Ensaios, Relatos de Experiência, Revisões de Literatura e Resenhas, dentro da temática proposta para o número.

O autor deve indicar para o editor qual tipo de texto está submentendo, na caixa Comentários para o Editor. 

Artigos

Seguindo os princípios científicos e acadêmicos, os artigos devem relatar e/ou sintetizar pesquisas desenvolvidas na área da Educação Básica. Você poderá submeter artigos que se alinham à temática especial ou a outros temas pertinentes à educação básica. 

Importante: os textos devem ter entre 10 e 20 páginas, apresentar conteúdo inédito  e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.


Ensaios

O ensaio é um formato textual de tom mais livre, no qual autores e autoras exercitam reflexões acerca de diferentes assuntos, propondo leituras e dialogando com ideias e textos já consagrados. Você poderá submeter ensaios sobre quaisquer assuntos pertinentes à educação básica.

Importante: os textos devem ter entre 10 e 20 páginas, apresentar conteúdo autoral e e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.

Revisões de Literatura

Trata-se de artigo de revisão crítica da literatura com o estado da arte sobre um tema ou problema específico, relacionado à Educação Básica. 

Importante: os textos devem ter entre 10 e 25 páginas, apresentar conteúdo inédito  e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.


Resenhas

Resenhas de dissertações, teses ou livros, de produções nacionais publicadas há, no máximo, 2 anos e internacionais no máximo 5 anos. Os textos devem ter entre 3 e 5 páginas. Para as resenhas de teses e dissertações, o texto deve conter o título do trabalho, identificação do autor e orientador e a instituição. Para resenhas de livros, deve conter a referência bibliográfica completa da obra resenhada no início do texto. Para as resenhas não é obrigatório resumo e palavras-chave.

Cadernos dos Alunos

Estes textos, redigidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio, com acompanhamento de um professor orientador, inserem-se nas categorias artigos, relatos de experiência e comunicações breves (artigo de opinião, produção literária). Os textos devem ter, no máximo, 20 páginas e não é obrigatório resumo e palavras-chave. 

Relatos de Experiência

Os relatos de experiência são textos nos quais narramos vivências. Mais uma vez, tendo em vista o escopo da revista, serão aceitos relatos sobre práticas na educação básica (dentro e fora da sala de aula, em todas as etapas de ensino). Nos relatos, reflexões teóricas são bem-vindas e, neste caso, é preciso observar a indicação das referências.

Importante: os textos devem ter entre 07 e 10 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.

Comunicações Breves

São relatos sucintos construídos a partir de descobertas e de observações preliminares, cuja origem são pesquisas de natureza empírica ou, ainda, análises breves de temas conjunturais de interesse imediato, também originadas pelo desenvolvimento de pesquisas. A apresentação deverá respeitar as normas exigidas para artigos originais.

Importante: os textos devem ter entre 4 e 6 páginas, apresentar conteúdo inédito e autoral (pedimos especial atenção às referências) e seguir as normas de formatação apresentadas pela Revista, bem como apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.