APLICAÇÃO DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL AO AMBIENTE PORTUÁRIO: ANÁLISE DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO PORTO DE SANTOS

Autores

  • Cintia Retz Lucci
  • Alcindo Fernandes Gonçalves
  • Roberto Fava Scare

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10860

Palavras-chave:

Operação portuária. Custos de transação. Especificidade de ativos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar custos de transação no ambiente portuário, em específico o Porto de Santos. O elemento-chave utilizado para a identificação dos custos de transação é a especificidade dos ativos. Assim, o estudo considera as mudanças institucionais promovidas pela "Lei de Modernização dos Portos" (Lei n° 8.630/93) e as mudanças nas operações portuárias. Logo após a lei, novos atores começaram a operar devido ao surgimento de direitos de propriedade que permitiram investimento privado direto. O mapeamento dos custos de transação em três diferentes setores indica existência de especificidades de ativos médias e altas, levando à conclusão que essas transações envolvem importantes custos, sendo necessário aumentar garantias sobre direitos de propriedade para incentivar investimentos das empresas, além de reduzir conflitos e comportamento oportunista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Retz Lucci

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Alcindo Fernandes Gonçalves

Não há resumo.

Roberto Fava Scare

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-14

Como Citar

Lucci, C. R., Gonçalves, A. F., & Scare, R. F. (2009). APLICAÇÃO DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL AO AMBIENTE PORTUÁRIO: ANÁLISE DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO PORTO DE SANTOS. Análise Econômica, 24(46). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10860