APLICAÇÃO DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL AO AMBIENTE PORTUÁRIO: ANÁLISE DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO PORTO DE SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.10860Palavras-chave:
Operação portuária. Custos de transação. Especificidade de ativos.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar custos de transação no ambiente portuário, em específico o Porto de Santos. O elemento-chave utilizado para a identificação dos custos de transação é a especificidade dos ativos. Assim, o estudo considera as mudanças institucionais promovidas pela "Lei de Modernização dos Portos" (Lei n° 8.630/93) e as mudanças nas operações portuárias. Logo após a lei, novos atores começaram a operar devido ao surgimento de direitos de propriedade que permitiram investimento privado direto. O mapeamento dos custos de transação em três diferentes setores indica existência de especificidades de ativos médias e altas, levando à conclusão que essas transações envolvem importantes custos, sendo necessário aumentar garantias sobre direitos de propriedade para incentivar investimentos das empresas, além de reduzir conflitos e comportamento oportunista.Downloads
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Publicado
2009-10-14
Como Citar
Lucci, C. R., Gonçalves, A. F., & Scare, R. F. (2009). APLICAÇÃO DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL AO AMBIENTE PORTUÁRIO: ANÁLISE DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO PORTO DE SANTOS. Análise Econômica, 24(46). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10860
Edição
Seção
Artigos