CONDOMBLÉ PÚBLICO REVISITADO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8136.120589Palavras-chave:
Candomblé público, tombamento, democracia, Bahia.Resumo
Neste artigo, enfatizo que a política dos terreiros surge não apenas como resposta à hostilidade evangélica, mas também por meio de vários tipos de engajamentos e interações entre o terreiro e o público — o que Paul Johnson (2005) chama de “candomblé público”. Dou especial atenção a um ponto que muitas vezes falta nas discussões sobre como as religiões de matriz africana aparecem na esfera pública: tanto por causa da difamação quanto da apropriação, as religiões de matriz africana atraem interesse popular, sendo demonizadas ou romantizadas, e é nesse contexto que surge a política dos terreiros. Diante disso, examino a prática da política dos terreiros e como seus adeptos intermedeiam a relação entre o terreiro e o público. Abordo, também, as seguintes questões: que tipos de práticas e papéis são acarretados pela política dos terreiros? Como essas práticas se articulam com os discursos sobre direitos e reconhecimento? Quais os limites dessa linguagem?Downloads
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Publicado
2021-12-30
Como Citar
Selka, S. (2021). CONDOMBLÉ PÚBLICO REVISITADO. Debates Do NER. https://doi.org/10.22456/1982-8136.120589
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Copyright (c) 2021 Stephen Selka

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