Como se dá a inovação dentro do Estado Desenvolvimentista em Rede? Novos dados sobre acordos público-privados em um laboratório do Departamento de Energia dos Estados Unidos

Autores

  • Matthew R. Keller Southein Methodist University
  • Fred Block University of California, Davis
  • Marian Negoíta Social Policy Research Associates

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004604

Palavras-chave:

Inovação, Estado desenvolvimentista, Política industrial em rede, Parcerias público privadas, Governo estadunidense

Resumo

A importância dos laboratórios nacionais do Department of Energy (DOE) para o sistema nacional de inovação dos EUA há muito tem sido tema de debate. Seus defensores destacam o papel central dos laboratórios no desenvolvimento de tecnologias como baterias avançadas, e os grandes progressos em energia solar, tecnologias de imagem e diversos empreendimentos em TI, entre outros. Seus críticos têm sugerido reiteradamente que a capacidade de inovação dos laboratórios vem se deteriorando por falta de parcerias com empresas comerciais e de táticas de gestão. O que – surpreendentemente, talvez - tem faltado nesse debate é uma revisão meticulosa dos dados sobre parcerias público-privadas entre os laboratórios e empresas privadas. Este artigo baseia-se em dados não públicos sobre um tipo de acordo contratual – os acordos Work-For-Others (WFO) (Trabalho-Para-Outros) – através dos quais o laboratório realiza um contrato de trabalho com empresas privadas. Revisamos 10 anos de dados dos WFO de um único laboratório do DOE. Nossa análise proporciona um panorama inicial da geografia surpreendentemente diversa e da gama de empresas que contrataram o laboratório como fornecedor de P&D, bem como de características chave desses acordos. Apesar de nossa coleta de dados compreender acordos de apenas um laboratório, os achados reforçam a importância de olhar a complexa e sobreposta rede de programas no sistema federal Americano que apoia a inovação no setor privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matthew R. Keller, Southein Methodist University

Departament of Sociology

Fred Block, University of California, Davis

Departament of Sociology

Marian Negoíta, Social Policy Research Associates

(Ph.D., Sociologia, Universidade da Califórnia-Davis) é um Senior Associate na SPR. Sua pesquisa se concentra principalmente na gênese e impacto das políticas públicas, com ênfase na política social, na política de desenvolvimento econômico e na política de desenvolvimento da força de trabalho.

Publicado

2017-12-19

Como Citar

KELLER, M. R.; BLOCK, F.; NEGOÍTA, M. Como se dá a inovação dentro do Estado Desenvolvimentista em Rede? Novos dados sobre acordos público-privados em um laboratório do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 46, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004604. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/70796. Acesso em: 29 mar. 2024.