Conselhos de Empresa Europeus militantes? Obstáculos, acordos e boas práticas à luz da experiência portuguesa na VW

Autores

  • Hermes Augusto Costa Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004504

Palavras-chave:

Trabalho

Resumo

A organização transnacional de trabalhadores apela a distintas configurações institucionais e modos de atuação. Neste texto analisa-se uma dessas formas de organização: os conselhos de empresa europeus (CEEs). Por sinal, estruturas que dão testemunho do modo como os processos de informação e consulta nas empresas de dimensão comunitária podem reforçar a participação laboral transnacional. 

Baseando-se no impacto setorial dos CEEs em Portugal, este texto valoriza duas dimensões de análise: por um lado, uma dimensão formal e quantitativa associada a uma análise de conteúdos de acordos de CEEs envolvendo representantes de trabalhadores nos setores metalúrgico, químico e financeiro; por outro lado, uma dimensão qualitativa resultante de entrevistas realizadas junto de representantes de trabalhadores em CEEs de modo a evidenciar boas práticas associadas ao seu funcionamento. Neste caso, o CEE do grupo Volkswagen merece uma atenção especial.

Argumenta-se que uma transnacionalização laboral efetiva terá sempre de proceder a um trade-off entre uma gestão de obstáculos persistentes e uma maximização de boas práticas emergentes. Nesse sentido, sendo uma realidade com “caminho feito”, os CEEs continuam a perseguir como até aqui (e porventura ainda mais em contexto de crise económica) o desafio da construção de uma mais coesa identidade laboral transnacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Augusto Costa, Universidade de Coimbra

Professor auxiliar com agregação Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

COSTA, H. A. Conselhos de Empresa Europeus militantes? Obstáculos, acordos e boas práticas à luz da experiência portuguesa na VW. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004504. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/70323. Acesso em: 28 mar. 2024.