Contribuições da Sociologia na América Latina à imaginação sociológica: análise, crítica e compromisso social.

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Vicente Tavares-dos-Santos
  • Maíra Baumgarten

Palavras-chave:

Sociologia na América Latina, Sociedades latino-americanas, Associação Latino-americana de Sociologia

Resumo

O artigo aborda o papel desempenhado pela Sociologia na análise dos processos de transformação das sociedades latino-americanas, no acompanhamento do processo de construção do Estado e da Nação, na problematização das questões sociais na América Latina. São analisados seis períodos na Sociologia na América Latina e no Caribe: I) a herança intelectual da Sociologia ; II) a sociologia da cátedra; III) O período da “Sociologia Científica” e a configuração da “Sociologia Crítica”; IV) a crise institucional, a consolidação da “Sociologia Crítica” e a diversificação da sociologia; V) a sociologia do autoritarismo, da democracia e da exclusão; VI) a consolidação institucional e a mundialização da sociologia da América Latina (desde o ano de 2000), podendo-se afirmar que os traços distintivos do saber sociológico no continente foram: o internacionalismo, o hibridismo, a abordagem crítica dos processos e conflitos das sociedades latino-americanas e o compromisso social do sociólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vicente Tavares-dos-Santos

Doutor de Estado pela Université de Paris - Nanterre, Professor Titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisador do CNPq, Vice-Presidente da ALAS – Associação Latino-americana de Sociologia.

Maíra Baumgarten

Doutora em Sociologia, Professora do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; TAVARES-DOS-SANTOS, J. V.; BAUMGARTEN, M. Contribuições da Sociologia na América Latina à imaginação sociológica: análise, crítica e compromisso social. Sociologias, [S. l.], v. 7, n. 14, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5548. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução