Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Apresentação e estrutura dos manuscritos

    Os originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês e digitados em Folha A4, fonte Times New Roman tamanho 12, em página tamanho A4, margens de 3,0 cm (superior, esquerda) e 2,0 cm (inferior, direita), espaçamento entre linhas 1,5, letra Times New Roman 12, alinhamento justificado (exceção para a lista de Referências). Os textos devem ser salvos no formato doc/docx ou compatível.
    Serão aceitos artigos com até seis (6) autores. Artigos com maior número de autores serão avaliados pelas editoras da revista no momento da recepção dos artigos.
    Os artigos deverão respeitar o número máximo de palavras recomendadas para cada seção (Consultar Políticas de Seção), excluindo as referências, notas de rodapé e tabelas/quadros/figuras.
    Os autores deverão acordar com a Declaração de Conflitos de interesses no momento da submissão do artigo.
    A submissão (arquivo do artigo) deve vir acompanhada de uma Carta ao editor e da Folha de rosto (template abaixo apresentado). Ambos os documentos devem ser anexados como arquivo suplementar ("outros"). Os autores devem declarar, na carta ao editor, que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade. Quando se aplicar, o parecer consubstanciado de aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) também deve ser anexado como arquivo suplementar ("outros").
    Quanto à estrutura, os artigos deverão seguir as seguintes orientações:
    Título: máximo de 20 palavras.
    Artigo de pesquisa (original): Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão ou Considerações Finais, Referências.
    Artigo de pesquisa de revisão de literatura (original): Introdução, Metodologia (com estratégia de busca de artigos/trabalhos), Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, Referências.
    Artigo de relato de experiência: Introdução, Relato da Experiência, Discussão, Considerações Finais, Referências.
    Artigos especiais: Seguir a estrutura de artigo de pesquisa original.
    Comentários e Ensaios e Debates: Introdução, Desenvolvimento (argumentação), Conclusão ou Considerações Finais, Referências
    Boletim Informativo (pesquisa): Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, Referências.
    Boletim Informativo (relato de experiência): Introdução, Relato de Experiência, Discussão, Conclusão ou Considerações Finais, Referências.
    Sobre a estrutura dos artigos, consultar o template:

    Template artigo


    Introdução
    Deve apresentar com objetividade a contextualização do assunto, a justificativa e o objetivo do trabalho e sua relação com os outros trabalhos na mesma linha ou área. O referencial teórico deve estar presente com a identificação de citações, as quais devem estar apresentadas na lista de Referências. Referencial teórico descritivo extenso deve ser evitado na Introdução (assim como citações diretas). Citações aos trabalhos mais recentes ou de referência, integrando em um mesmo parágrafo diferentes autores/ideias são recomendados. O objetivo deve constar no último parágrafo da Introdução e deve dialogar com o objetivo apresentado no Resumo.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, entrada de parágrafo 1,5 cm.
    Evitar frases longas, que dificultam o entendimento da ideia apresentada.
    Na Introdução não se recomenda o uso de citações diretas. É preciso que haja a apresentação do referencial teórico do artigo (citações).
    Metodologia
    A descrição da metodologia utilizada deve ser suficientemente objetiva para possibilitar a perfeita compreensão e repetição do trabalho, não sendo extensa.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
    Estudos envolvendo seres humanos (pesquisas originais) devem apresentar, necessariamente, a informação sobre a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o número do parecer de aprovação.
    Resultados
    Deverão ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas, quadros e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Dados estatísticos e material textual de pesquisa qualitativa devem ser submetidos a análises apropriadas.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
    Discussão
    Deve ser restrita ao significado dos dados obtidos, resultados alcançados, relação com o conhecimento já existente, sendo evitadas hipóteses não fundamentadas nos resultados. As limitações do estudo devem ser apresentadas na Discussão.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
    Conclusão ou Considerações finais
    Devem estar de acordo com os objetivos e fundamentadas nos resultados do estudo. Não deve aparecer na conclusão nenhuma questão que não foi abordada durante o texto e o fim da conclusão deve indicar no que o artigo contribuiu para a área do conhecimento.
    Não se recomenda citações neste texto.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
    Referências (consultar Citações e Referências).
    Agradecimentos (quando houver).
    Fonte de financiamento (agências de fomento ou financiamento próprio).
    Contribuição dos autores (descrever a contribuição de cada autor do artigo no texto).
    Atenção: O texto do artigo não deve conter informações que permitam identificar os autores ou instituições a qual se vinculem. Estas informações devem ser apresentadas na Folha de rosto.
  • Folha de rosto

    Deve ser submetida como documento suplementar, contendo:
    - Título em português, espanhol e inglês, breve e indicativo da exata finalidade do trabalho. Até 20 palavras (letras maiúsculas, em negrito e alinhamento justificado).
    - Nome completo dos autores (sem abreviaturas e escritos com a inicial em maiúsculo) com a indicação de apenas um título universitário (exemplo: graduando, mestrando ou doutorando em... ou graduado, mestre ou doutor em) e/ou uma vinculação à instituição de ensino ou pesquisa que indique a sua autoridade em relação ao assunto (exemplo: Professor do departamento /Faculdade ou Curso /IES escrita por extenso e a respectiva sigla), cidade, estado, país.
    - Identificação ORCID (caso os autores não sejam ainda cadastrados, acessar: ORCID - https://orcid.org/signin)
    - Nome e e-mail do autor correspondente.
    Para a elaboração da Folha de rosto, consultar:

    Template folha de rosto

  • Resumo

    Deve preceder o texto e estar apresentado em português. Representa a síntese do conteúdo, expondo: Objetivo (que pode ser antecedido por Introdução - decisão dos autores), Metodologia (ou Relato da Experiência para Experiências Docentes e Discentes ou argumentação para Ensaios e Comentários), Resultados e Conclusão, não excedendo 300 palavras. A revista adota o formato de resumo estruturado, ou seja, com subtítulos, apresentado em parágrafo único. Para resumos de pesquisas de revisão de literatura: a estratégia de busca dos artigos/trabalhos deve ser apresentada como parte da Metodologia.
    O resumo deve conter os subtítulos (em negrito):
    Introdução: (opcional) Objetivo: Metodologia (ou Relato da experiência): Resultados: Conclusão:
    Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaço simples.
    Palavras-chave: Devem ser escritas com a inicial em maiúsculo e separadas por ponto. De três a seis palavras-chave. Para sua indicação, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde – DeCS em http://decs.bvs.br

    Abstract e Resumen
    Abstract (inglês) e Resumen (Espanhol) devem ser apresentados após o resumo e palavras-chave. Devem incluir as Keywords e Palabras clave (de 3 a 6, separadas por ponto) que identifiquem o conteúdo do artigo.
    O Abstract deve conter os subtítulos: Introduction: (optional) Objective: Method (or Experience report): Results (or argument): Conclusion:
    O Resumen deve conter os subtítulos: Introducción: (opcional) Objetivo: Método (o Relato de experiencia): Resultados (o argumento): Conclusión:

  • Citações e Referências

    Devem seguir a normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 10520/2023.

    As citações devem obedecer à forma (sobrenome do autor, ano - para citações indiretas) ou (sobrenome do autor, ano, p. xx - para citações diretas). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

    As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão estar com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), com espaçamento simples e recuo de parágrafo de 4 (quatro) cm e identificadas com nome do autor, ano de publicação, número de página.

    As citações diretas com até três linhas deverão estar com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) destacadas por aspas duplas no corpo do texto, seguidas e identificadas com nome do autor, ano de publicação, número de página entre parênteses.

    As Referências devem ser apresentadas ao final do trabalho e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, de acordo com a normatização da ABNT. Tamanho 12, alinhado à esquerda, espaçamento simples (1,0). O destaque tipográfico adotado pela revista é o negrito. O et al. deve ser apresentado em itálico (nas citações e Referências). Os pré-nomes dos autores devem ser apresentados na forma abreviada. Serão aceitas no máximo 30 referências por artigo, com exceção das revisões de literatura. Os autores são responsáveis pela exatidão das referências citadas no texto.

  • Tabelas e Quadros

    Tabelas e Quadros devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, sendo apresentados no corpo do texto do manuscrito.
    Orientações de apresentação (adaptação da normatização ABNT):
    • Inserir o mais próximo possível do texto a que se referem.
    • No topo da Tabela e do Quadro inserir o tipo, número sequencial e título conciso.
    • Não serão aceitos Tabelas e Quadros sem título.
    • Alinhar à esquerda título e fonte de consulta.
    • Utilizar fonte tamanho 12 para os títulos e destaque negrito para 'Tabela'/'Quadro' e o número.
    • No corpo das Tabelas e Quadros utilizar o tamanho 11 da letra.
    • Na parte inferior, citar a fonte de consulta (mesmo que seja o próprio autor do trabalho) em tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples (1,0).
    • Não serão aceitos Tabelas e Quadros sem fonte de consulta, mesmo que seja produção do próprio autor. Utilize a expressão “Dados da pesquisa” ou “Elaborado pelos autores”, “Elaborado pelas autoras”, caso sejam originais do manuscrito.

  • Figuras

    Figuras (gráficos, desenhos, esquemas, fotografias etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, sendo apresentadas no corpo do texto do manuscrito e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Centralizar título (tamanho 12, destaque negrito para ‘Figura’ e número) e fonte de consulta (tamanho 10, negrito). Deverão ser apresentadas no formato tif ou jpg, tamanho mínimo 10 x 15 cm e resolução mínima de 300 dpi. Não serão aceitas ilustrações em Word ou Power Point. Deverão ser indicados os locais no texto para inserção das ilustrações. Montagens com várias ilustrações não dispensam a indicação de todas as fontes de consulta.

  • Boletim informativo


    A apresentação do Boletim informativo deve estar no formato de arquivo editável (preferencialmente  powerpoint, com texto organizado em colunas) e ter tamanho de até quatro (4) páginas.
    Resumo, palavras-chave e lista de Referências são itens obrigatórios da seção. 
    Citações e Referências devem seguir a normatização ABNT.

    Template Boletim Informativo.

  • Itens a serem observados na digitação dos textos 

    Aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional, expressão et al. e para palavras estrangeiras e neologismos.

  • Política de encargos

    A revista não cobra encargos financeiros (taxas) aos autores para submissão e/ou processamento dos artigos submetidos.

  • Política anti-plágio

    A Saberes Plurais utiliza e recomenda a utilização de ferramentas para identificação de plágio.

    A partir de janeiro de 2023, a revista utiliza, para análise de similaridade textual, o software Originality da plataforma da Turnitin. Em caso de identificação de plágio em qualquer etapa de avaliação, o artigo será rejeitado.
  • Aspectos da ética em pesquisa (seres humanos)

    Estudos que envolvam seres humanos (artigos originais) deverão estar de acordo com a Resolução 466/2012 (disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf), do Conselho Nacional de Saúde e/ou com a Declaração de Helsinki. Deverá constar, na metodologia destes artigos, a informação sobre a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com respectivo número do parecer de aprovação. Além disso, no momento de submissão do artigo é obrigatório o envio, como documento suplementar, do parecer consubstanciado de aprovação do CEP. Submissões que não apresentarem a documentação descrita serão imediatamente rejeitadas antes da revisão por pares.

  • Correções e retratação

    Em caso de correções e retração são adotadas as recomendações do ICMJE.

Diretrizes para Autores

A revista Saberes Plurais é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional - da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aceita artigos que centrem sua discussão na área do ensino/educação na saúde e em saúde, Gestão do trabalho e da educação na saúde, e Saúde Coletiva. As publicações devem contribuir com a produção do conhecimento/comunicação à sociedade sobre a temática de escopo da revista, priorizando textos que qualifiquem a formação em saúde e a educação e o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Os artigos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês, devem ser originais e inéditos. Não devem estar em avaliação por outra revista.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição dentro do escopo e da linha editorial da revista. São fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica e a qualidade do texto. Artigos de 'opinião' ou que envolvam seres humanos sem a aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa não são aceitos.

Os autores devem declarar a inexistência de conflitos de interesse na submissão do trabalho na Folha de rosto. 

Os autores devem informar no texto do artigo (consultar template do artigo) a contribuição de cada um dos autores listados, a partir dos termos definidos pela taxonomia CRediT (Concepção e planejamento do estudo. Coleta, análise e interpretação dos dados. Elaboração ou revisão do manuscrito. Aprovação da versão final. Responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo). No momento da submissão, a identificação dos autores deve seguir o padrão numérico de apresentação (Autor 1, Autor 2, Autor 3, ...).

A revista respeita as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação publicado pelo COPE, o DOAJ, a OASPA, a WAME e a Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa, e declara seu compromisso com a observância dessas boas práticas. Adota as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) em relação à definição de autoria. 

A revista está ciente e vem se adaptando, a cada ano, às boas práticas da ciência aberta. Aceita manuscritos depositados previamente em um servidor de preprints reconhecido com registro DOI e nome do servidor.

O encaminhamento dos originais é feito por meio do endereço eletrônico https://seer.ufrgs.br/saberesplurais/login. A submissão on-line é simples e segura.

Atenção: Para submeter um original para publicação, é essencial que o autor proponente esteja cadastrado com papel de autor. Isso pode ser feito clicando na aba "página do usuário" e, em seguida, em "editar meu perfil".

Diretrizes para autores atualizadas em: março de 2024.

Editorial

Texto temático de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados (até 3.000 mil palavras).

Comentários

Contempla textos curtos, notas ou opiniões sobre temas relavantes para a área da educação e/ou saúde, oferecendo informações complementares, contribuições ou críticas respeitosas e construtivas, de modo a alimentar o debate acadêmico e técnico da produção do campo (até 3.000 palavras). 

Ensaios e debates

Textos baseados em discussões teóricas, metodológicas ou temáticas que tragam aspectos inovadores ou problematizem questões em pauta no campo de interesse da revista (até 6.000 palavras).

Experiências docentes e discentes

Relatos de experiências nas áreas de pesquisa, ensino e prestação de serviços de saúde (até 6.000 palavras).

Artigos originais

Textos analíticos resultantes de pesquisas originais teóricas ou empíricas referentes a temas de interesse para a revista (até 6.000 palavras).

Importante:

- Artigos originais envolvendo seres humanos deverão, necessariamente, apresentar a informação sobre a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), incluindo o número do parecer de aprovação.

- Estudos observacionais: Observar recomendações do checklist STROBE para a preparação do manuscrito (https://www.strobe-statement.org/).

- Estudos qualitativos: Observar orientações do checklist COREQ (https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966?login=false)  ou SRQR (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/).

- Revisões integrativas da literatura:  O uso da estratégia PICO (acrônimo para P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome) deve permear a construção da pergunta da pesquisa.

- Revisões sistemáticas e meta-análises: Devem seguir as orientações do PRISMA (https://prisma-statement.org//) ou MOOSE (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/meta-analysis-of-observational-studies-in-epidemiology-a-proposal-for-reporting-meta-analysis-of-observational-studies-in-epidemiology-moose-group/). Revisões sistemáticas devem ter registro no banco de dados PROSPERO.

- Ensaios Clínicos: Há a exigência de registro de ensaios clínicos nos Provedores de Dados da ICTRP, ReBEC ou outros, quando aprovado pelo Comitê Nacional de Ética e antes da seleção de pacientes para pesquisa. O nome da base de dados, sigla e/ou número do ensaio clínico devem constar ao final do resumo do artigo.

Artigos especiais

Textos que tratem de temas contemporâneos e/ou inovadores, que busquem aprofundar questões teórico-práticas na saúde pública (até 6.000 palavras).

Resenhas

Descrição e análise de um texto ou de um filme no campo de interesse da revista (até 1.500 palavras).

Boletim informativo

Publicação que aborda um determinado assunto e é usado para fornecer informações. Na Saberes Plurais, os Boletins Informativos têm o objetivo de divulgar resultados e análises de pesquisas, sendo de caráter técnico-científico, de acesso livre e em formato eletrônico (até quatro páginas).

 

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Trabalhos, no formato de resumo, exclusivamente para a II MOSTRA DE PROJETOS E PRODUTOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO NO SUS: Inovação da educação na saúde: os desafios do cotidiano.

Resumo de relato de experiência em Saúde Coletiva: autor(es) deve(m) relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução, análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Saúde Coletiva. Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Os resumos NÃO devem conter nenhuma identificação que os exclua por quebra de anonimato. Os(As) autores(as) deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa. Também, os(as) autores(as) deverão se responsabilizar pela correção ortográfica e gramatical, bem como pela adequação do resumo às orientações:

Ensaios e as pesquisas com conclusão parciais ou finais: devem evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual na análise. O texto deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, metodologia, análises (parciais ou finais) e conclusões.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.