Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar em avaliação paralela em outros periódicos.

2. Os textos devem ser submetidos em meio digital, através do portal SEER, nos formatos doc e rtf.

3. Todos os dados de identificação do(s) autor(es) devem ser suprimidos do texto e do arquivo.

4. Em caso de apoio financeiro, a agência de fomento deve ser informada em quadro específico no sistema SEER.

5. Os artigos terão extensão de 15 a 20 páginas, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e direita de 3,0 cm e inferior e esquerda de 2,0 cm.

6. Os relatos de práticas terão entre 5 e 10 páginas, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e direita de 3,0 cm e inferior e esquerda de 2,0 cm.

7. As resenhas terão entre 3 e 5 páginas, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e direita de 3,0 cm e inferior e esquerda de 2,0 cm. Podem ser resenhados livros monográficos ou obras coletivas, de publicação recente no Brasil (até 5 anos) e no exterior (até 10 anos).

8. As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas do texto, com recuo de 4,0 cm, fonte em tamanho 11 e espaço simples.

9. Os artigos e os relatos deverão vir acompanhados de resumo e abstract, respectivamente em línguas portuguesa e inglesa, com 3 a 5 palavras-chave/keywords. Os resumos não devem ultrapassar 10 linhas.

10.As notas de rodapé devem ter caráter explicativo e ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias para o entendimento do trabalho. Devem ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples. Uma nota de rodapé não pode ultrapassar três linhas de texto.

11.As citações no corpo do texto e em notas de rodapé devem seguir o sistema AUTOR-DATA, entre parênteses, da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, p. x).

As referências à bibliografia citada devem ser discriminadas no final do texto, conforme norma NBR 6023:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. ou pp.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

Artigos

Nesta seção, são publicados artigos que revelam resultados parciais ou finais de projetos de pesquisa na área de ensino de história. Devem ser textos originais e estes não podem estar em processo de avaliação em outras revistas no período. Os dossiês temáticos serão organizados pelos editores, com chamadas públicas para a submissão, respeitando as mesmas características e procedimentos de avaliação dos artigos de tema livre.

Relatos

O objetivo da seção é divulgar boas práticas de ensino de história, que demonstrem potencial de aplicação em outros contextos escolares e evidenciem inovação no processo de ensino-aprendizagem. São textos eminentemente descritivos, mas podem trazer também reflexões iniciais sobre a ação relatada.

Resenhas

São publicadas resenhas, em caráter crítico e/ou descritivo, de livros especializados em ensino de história. São aceitas resenhas de trabalhos individuais e coletivos publicados no Brasil nos últimos dois anos (contados na data da submissão) e no exterior nos últimos cinco anos.

DT Ensino de História para a Democracia

Dossiê Temático Ensino de História para a Democracia

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