A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Maríndia Mattos Morisso Universidade Federal de Santa Maria
  • Tairone Girardon de Vargas Universidade Federal de Santa Maria
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79265

Palavras-chave:

Educação Física, Tecnologias Educacionais, Pesquisa-Ação.

Resumo

Este trabalho apresenta os desafios e as potencialidades da integração de
tecnologias educacionais na prática pedagógica do componente curricular de Educação Física no ensino médio de uma escola pública. Para isso, desenvolvemos uma pesquisaação, que consistiu em um processo cíclico de ação-reflexão-ação. Os instrumentos utilizados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. A partir de então, interpretamos que a integração das tecnologias educacionais na prática pedagógica da Educação Física oferece contribuições para o processo ensinoaprendizagem. As tecnologias proporcionam maior interação entre professor-aluno e aluno-aluno em tarefas que são realizadas em ambientes virtuais, motiva os alunos a participar de forma colaborativa de atividades em grupo e possibilita maior produção de conhecimento sobre a cultura corporal de movimento tanto pelos alunos quanto pela professora. No entanto, observamos que esse movimento sofre interferência de alguns fatores que dificultam o melhor aproveitamento dos recursos como: baixa fluência tecnológica, tecnologias que não funcionam e pouco tempo para a professora interagir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

MATTOS MORISSO, M.; GIRARDON DE VARGAS, T.; MARIA MALLMANN, E. A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA-AÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79265. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79265. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas