Arquitetura Pedagógica Para Aprendizagem Em Makerspaces Educacionais

Autores

  • Karen Selbach Borges Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Porto Alegre - RS - Brasil
  • Crediné Silva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE) Porto Alegre - RS - Brasil
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE) Porto Alegre - RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79237

Palavras-chave:

makerspaces educacionais, arquitetura pedagógica

Resumo

O surgimento dos makerspaces educacionais no Brasil traz consigo o desafio da elaboração de propostas pedagógicas que consigam explorar todo o potencial desses espaços em relação ao desenvolvimento da criatividade e à aprendizagem. Nesse contexto, elaboramos uma proposta de Arquitetura Pedagógica para Aprendizagem em Makerspaces Educacionais (APAME), baseada no uso das tecnologias digitais disponíveis nesses laboratórios e apoiada pela epistemologia de Jean Piaget. A elaboração dessa proposta é fruto de uma pesquisa empírica e espera-se, através da descrição de um exemplo de aplicação da arquitetura pedagógica proposta, mostrar o potencial dos makerspace como espaços de aprendizagem e construção do conhecimento..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

SELBACH BORGES, K.; SILVA DE MENEZES, C.; DA CRUZ FAGUNDES, L. Arquitetura Pedagógica Para Aprendizagem Em Makerspaces Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79237. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC