Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016)

Autores

  • Rafaela da Silva Reis PPGEC, UFRPE
  • Bruno Silva Leite UAST, UFRPE
  • Marcelo Brito Carneiro Leão PPGEC, UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79232

Palavras-chave:

TIC, Ensino de Ciências, Revisão Sistemática.

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar o objetivo das pesquisas
envolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Ciências. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática em 11 revistas da área de Ensino no período de 2007-2016. Nesse sentido, a partir de três critérios pré-estabelecidos investigamos nos artigos a intencionalidade da pesquisa em analisar as estratégias de uso das TIC, as contribuições e limitações do uso das TIC e o interesse na aplicação/utilização das TIC. Os resultados mostram que dos 291 artigos analisados, 47% são direcionados para a utilização de algum material suportado pelas TIC, sem a preocupação de quem (o professor) irá utilizar ou como (a estratégia) será essa utilização. Além disso, identificamos a necessidade de pesquisas voltadas à elaboração de estratégias para o uso adequado das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

DA SILVA REIS, R.; SILVA LEITE, B.; BRITO CARNEIRO LEÃO, M. Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79232. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC