Tecnologia educacional e sala de aula: a Robótica Educacional e a Expressão Gráfica integradas no ensino e aprendizado de Matemática

Autores

  • Renata Naoko Corrêa Matemática/UFPR
  • Jonathan Corrêa Machado Matemática/UFPR
  • Anderson Roges Teixeira Góes PPGE-TPEn e DEGRAF/UFPR
  • Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz DEGRAF/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79198

Palavras-chave:

Robótica Educacional. Geometria. Matemática. Expressão Gráfica.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que procurou mostrar como a
Robótica Educacional pode ser integrada em sala de aula na educação básica. Para isso, foi desenvolvido um circuito que aplica conceitos e conteúdos de geometria, tais como: ângulos; ângulos suplementares, opostos pelo vértice, alternos internos; polígonos; hexágono regular; triângulo retângulo; teorema de Pitágoras; trigonometria; outros. Com a finalidade de verificar a receptividade dos futuros profissionais da educação matemática frente a essa tecnologia, este trabalho foi aplicado e realizado com acadêmicos do curso de licenciatura de Matemática da Universidade Federal do Paraná. Todos os conceitos utilizados nesta pesquisa fazem parte dos conteúdos curriculares do ensino médio. Essa escolha se deu por ser o nível mais próximo aos acadêmicos do ensino superior. Na sequência, foram sugeridas algumas abordagens dos conteúdos trabalhados para o ensino fundamental, mostrando que o circuito desenvolvido pode ser aplicado nos diversos níveis da educação básica. De maneira geral, os participantes se mostraram receptivos a essa tecnologia e afirmaram que a utilizariam em sala de aula se houvessem materiais disponíveis na instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

NAOKO CORRÊA, R.; CORRÊA MACHADO, J.; ROGES TEIXEIRA GÓES, A.; AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ, A. Tecnologia educacional e sala de aula: a Robótica Educacional e a Expressão Gráfica integradas no ensino e aprendizado de Matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79198. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79198. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas