Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio

José Pedro Schardosim Simão, João Paulo Cardoso de Lima, Willian Rochadel, Juarez Bento da Silva

Resumo


Neste trabalho é relatada a experiência de desenvolvimento e implantação de uma aplicação voltada à utilização de experimentação remota em dispositivos móveis como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem. A geração que hoje frequenta a escola vive rodeada de tecnologia, porém, o paradigma tradicional de ensino por vezes se mostra inflexível e acaba deixando de lado o ensino individualizado. O modelo apresentado é baseado na interação entre dispositivos móveis, o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e dispositivos físicos acessados e controlados remotamente. O acionamento de dispositivo físico (experimento) é efetuado através de um comando enviado a partir de um dispositivo móvel a um sistema computacional, baseado em microcontrolador, que por sua vez retorna resultado do experimento ao usuário. Todo este processo é acompanhado on-line, via streaming de vídeo, produzido por uma câmera IP. O modelo desenvolvido está sendo aplicado, através de projeto piloto, em escola de educação básica da rede pública de ensino em turmas da 2ª série do ensino médio.

Texto completo:

PDF


RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916