Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação

Cláudia Smaniotto Barin, Liziany Müller, Ricardo Machado Ellensohn

Resumo


O foco investigativo deste trabalho se constitui na fluência
tecnológica problematizada na disciplina complementar de graduação: Ciências Naturais e Exatas mediada por tecnologias educacionais em rede, ofertada nos Cursos de licenciatura em Física, Geografia e Química da Universidade XXX, como elemento imprescindível para o uso das tecnologias da informação e comunicação na transformação de saberes em espaços formativos dialógico-problematizadores e de construção de significados.Metodologicamente desenvolveu-se pesquisa-ação com ferramentas survey durante elaboração, implementação, análise e replanejamento da disciplina. Como resultado destaca-se a ausência de orientação sistemática para o uso das tecnologias educacionais numa perspectiva transformadora e produtora de novos saberes. A proposição conclusiva é que o sucesso na integração das tecnologias no ensino-aprendizagem requer planejamento, fluência, problematização, interação/interatividade e incentivo à autonomia.

Palavras-chave


tecnologias da informação, fluência tecnológica; formação de professores; ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916