RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA ANÁLISE COM FOCO NA MATEMÁTICA

Silvia Cristina Freitas Batista, Patricia Alejandra Behar, Liliana Maria Passerino

Resumo


Recursos pedagógicos para dispositivos móveis são fundamentais para o efetivo uso de m-learning (mobile learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis). Porém, é importante analisar se estes recursos levam em consideração, ou não, características que são diferenciais dessa área. Entende-se que reflexões nesse campo podem colaborar para o desenvolvimento de recursos mais adaptados à proposta de m-learning. De forma particular, este artigo tem por objetivo promover a análise e classificação de aplicativos e objetos de aprendizagem para dispositivos móveis, direcionados à matemática. Para promover as classificações, foram utilizadas três diferentes taxonomias para atividades em m-learning, identificadas na literatura. Em geral, observou-se que os recursos analisados ainda exploram pouco as especificidades dos dispositivos móveis.

Palavras-chave


matemática, m-learning, recursos pedagógicos, classificação de recursos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.18092

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916