Mídia-Educação: recursos midiáticos e a mediação do conhecimento

Carla Silvanira Bohn, Fabrício Raupp, Marcio Luis Bess, Silvio Serafim da Luz Luz

Resumo


As novas tecnologias da informação e comunicação promovem uma nova leitura no panorama educacional, onde a utilização adequada dos recursos midiáticos torna-se forte aliado no processo ensino-aprendizagem. Mediar esse processo, atualmente defendido pela literatura, é fundamentalmente importante para a construção do conhecimento. Este artigo, busca a partir da pesquisa exploratória, apresentar uma discussão sobre a mídia-educação e os processos de ensino e aprendizagem, perpassando pelos conceitos do conhecimento, aprendizagem interativa – e-learning e teoria do flow – e aprendizagem mediatizada, relacionando os mesmos a teoria cognitiva. Numa perspectiva cognitivista, um ambiente virtualmente educativo pode impulsionar a capacidade de compreensão e interiorização do conhecimento, desenvolvendo a real habilidade do "aprender a aprender".

Palavras-chave


Mídia-educação; Processo de ensino aprendizagem. Aprendizagem Interativa; Teoria Cognitiva

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916