PEDESIGN: a construção de um objeto de aprendizagem baseado no design pedagógico

Patricia Alejandra Behar, Cristina Alba Wildt Torrezzan, Augusto Bergamaschi Rückert

Resumo


Os recursos digitais vêm sendo cada vez mais aplicados ao uso educacional.
Porém, o simples uso da tecnologia pela tecnologia não é suficiente para possibilitar
uma aprendizagem significativa, tornando-se necessário a aplicação de novas práticas
pedagógicas. Neste contexto, o design de interface é um dos fatores mais importantes
para a contemplação de uma boa interatividade entre o computador e o usuário, assim
como interação entre sujeitos. No entanto, a sua função é normalmente reduzida a
objetivos decorativos. A partir dessas questões, o presente artigo relata a aplicação do
design pedagógico no processo de construção do objeto de aprendizagem PEDESIGN.
Através dessa prática, objetiva-se divulgar a importância do equilíbrio entre o
planejamento técnico, gráfico e pedagógico na elaboração de materiais educacionais
digitais.


Palavras-chave


Educação a distância, design de interface, relação homem-máquina, design pedagógico, aprendizagem

Texto completo:

PDF


RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916