APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR UM JOGO NARRATIVO CULTURALMENTE CONTEXTUALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14401Palavras-chave:
Jogos Narrativos, Jogos Computacionais, Contexto, Senso Comum, Educação, Role-Playing GameResumo
Atualmente as escolas têm encontrado muitosdesafios educacionais para ensinar aos alunos algumas habilidades
que fazem parte do processo de aprendizado e de vida, tais como: se
expressar e trabalhar colaborativamente. Como também, os
professores têm dificuldades para encontrar ferramentas que os
apóiem a trabalhar em grupo com seus alunos de acordo com os seus
objetivos pedagógicos, pois tais atividades dificilmente ocorrem
naturalmente. Neste contexto este trabalho descreve um jogo
narrativo para ser utilizado pelos professores, permitindo-os contar
estórias colaborativamente com seus alunos. Este jogo permite o
professor construir estórias contextualizadas à realidade sóciocultural
dos alunos, utilizando um vocabulário comum durante a
narração, considerando os mitos, crenças, conhecimento de um grupo
de alunos, permitindo que eles se identifiquem com as estórias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-06-30
Como Citar
SILVA, M. A. R.; ANACLETO, J. C. APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR UM JOGO NARRATIVO CULTURALMENTE CONTEXTUALIZADO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14401. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14401. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).