Gestão colaborativa de conteúdo educacional

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Alessandra Pereira Rodrigues, Rosa Maria Viccari

Resumo


A disseminação das tecnologias de informação e comunicação no ambiente
educacional aliada à proliferação de ferramentas de autoria resultou em um aumento
considerável da quantidade de material educacional digital produzido. Tal fato fez emergir a
necessidade de sistemas de gestão de conteúdo capazes de criar, gerenciar e reaproveitar
recursos de aprendizagem multimídia. Este artigo apresenta e comenta as alternativas atuais
para gerência de conteúdo educacional que apóiem a colaboração: LMS (Sistema de Gestão de
Aprendizagem), CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) e LCMS (Sistema de Gestão de
Conteúdo Educacional).

Palavras-chave


Sistema de Gestão de Aprendizagem, Sistema de Gestão de Conteúdos, Sistema de Gestão de Conteúdo Educacional, conteúdo educacional, gestão, colaboração

Texto completo:

PDF


RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916