O uso da webcam na educação

Maurício José Viana Amorim, Magda Bercht

Resumo


Este artigo apresenta algumas formas de utilização das câmeras de vídeos
acopladas a computadores, as webcams, na educação sob a ótica do
apoio ao professor, aos processos pedagógicos e de apoio ao aluno. Discute o uso de
tal tecnologia para a verificação da motivação entre outros aspectos afetivos. A base
que fundamenta esta discussão está no fato de que os estados afetivos do aluno podem
contribuir com a aprendizagem. O modelo de reconhecimentos de emoções através do
mapeamento de expressões faciais proposto por Ekman é apresentado e sua aplicação
nas áreas da Computação Afetiva e da Educação é observada sob o ponto de vista das
tecnologias envolvidas e principalmente das perspectivas que esta forma de interação
pode suscitar.

Palavras-chave


Computação Afetiva, Reconhecimento de Emoções em Expressões Faciais, Educação

Texto completo:

PDF


RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916