Fatores que interferem na interatividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso em cursos de Pós-Graduação a Distância

Carla Netto, Elaine Turk Faria, Miriam Rios

Resumo


Este artigo apresenta um relato de pesquisa, com fundamentação em SILVA, VYGOTSKY e PIAGET, que teve por objetivo conhecer os fatores que influenciam a interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem de dois Cursos de Pós-Graduação. A pesquisa caracterizou-se pelo caráter qualitativo, descritivo, com levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e apoio nos relatos de alunos e de professores dos cursos em estudo. Os objetivos da pesquisa visam conceituar interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem, identificar os fatores que influenciam a interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem e indicar alternativas para que um ambiente virtual de aprendizagem se torne mais interativo. Como resultado da pesquisa percebe-se que para que um ambiente virtual realmente seja um espaço de aprendizagem é necessário, além de tecnologia computacional, uma série de fatores que promovam condições para que o aluno construa seu conhecimento na interação com os recursos humanos suportados nas ferramentas de comunicação e de informação, como uma modelagem bem planejada e implementada, professores capacitados para serem mediadores, alunos colaboradores, equipe do curso formada por profissionais também capacitados e facilidade de acesso a essa equipe.

Palavras-chave


Interatividade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Educação a Distância

Texto completo:

PDF


RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916