Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol34n12018.80574Palavras-chave:
Educação Superior, Educação a Distância, Expansão, MassificaçãoResumo
Resumo: Analisa a expansão da educação superior a distância e a relação com a massificação do ensino. Pressupõe que essa expansão é motivada pela importância que o conhecimento e a competitividade ocupam na sociedade global. Utiliza uma abordagem crítica que busca explicar o problema considerando as suas mediações. A modalidade a distância tem contribuído para a expansão e massificação da educação superior com ênfase no setor privado, desobrigando, cada vez mais, o Estado de assumir a educação como bem público.
Palavras-chave: Educação Superior; Educação a Distância; Expansão; Massificação.
Abstract: It analyzes the expansion of the distance higher education and its contributions to the teaching massification. It is assumed that this expansion is motivated by the importance that the knowledge and competitiveness occupy in society nowadays. It uses a critical approach that aims to explain the problem considering its mediations. The distance education has contributed to the expansion and massification of higher education, mainly in the private segment, increasingly discharging the state of assuming the education as a public welfare.
Keywords: higher education; distance education; expansion; massification.
Resumen: Analiza la expansión de la educación superior a distancia y la relación con la masificación de la enseñanza. Parte del presupuesto de que esa expansión es motivada por la importancia que el conocimiento y la competitividad ocupan en la sociedad global. Utiliza un abordaje crítico que busca explicar el problema considerando sus mediaciones. La modalidad a distancia ha contribuido para la expansión y masificación de la educación superior con énfasis en el sector privado, desobligando, cada vez más, al Estado de asumir la educación como bien público.
Palabras-clave: Educación Superior; Educación a Distancia; Expansión; Masificación.
Downloads
Referências
BANCO MUNDIAL. Higher Education in Brazil: Challenges and Options. Washington – D.C. EUA, 2002.
BANCO MUNDIAL. Higher Education in Developing Countries: Peril and Promisses. Washington – D.C. EUA, 2000.
BANCO MUNDIAL. Prioridades y estratégias para la educación: examen del Banco Mundial. WASHINGTON – D.C. EUA, 1996.
BERNHEIM, Carlos Tünnermann; CHAUÍ, Marilena de Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da Conferência Mundial sobre Educação Superior. Brasília: UNESCO, 2008. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf.>. Acesso em: 14 fev. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação superior 2016. Notas Estatísticas. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2018a.
______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira. Censo da Educação superior 2016. Notas Estatísticas. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2018b.
______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação superior (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016). Resumo técnico. Brasília: Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em 12 dez.2017.
______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.
______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dicionário de Indicadores Educacionais: fórmulas de cálculo. Brasília, 2004.
______. Senado Federal. Lei n° 010172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em Dez de 2017.
CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Educação Superior no Brasil: os contraditórios caminhos da expansão pós-LDB. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB/1996 Contemporânea: Contradições, tensões, compromissos. São Paulo. Cortez Editora. 2014.
CABRITO, Belmiro. Economia da Educação. Lisboa: Texto Editora, 2002. (Coleção Educação Hoje).
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra. v. 1. 1999.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras. vol.17 suppl.3 São Paulo 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502002000900001. Acesso em 12 dez.2017.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas educativas no Brasil na década de 90. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SCHULTZ, Theodore W. Investment in Human Capital. The American Economic Review. v. 51, nº 1, p. 1-17, mar/1961.
SEGENREICH, Stela C. D.. Relação estado e sociedade na oferta e regulação da graduação a distância no Brasil: da periferia ao centro das políticas públicas. In: SEGENREICH, Stela C. D.; BUSTAMANTE, Sílvia Branco Vidal. Políticas e Práticas da Educação a Distância (EAD) no Brasil: entrelaçando pesquisas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.
SEGENREICH, Stela C. D.; CASTRO, Alda M. D. A. A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios. Revista Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28, jan./abr. 2012.
SIGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015.
TROW, Martin. A Reflections on the Transition from Elite to Mass to Universal Access: Forms and Phases of Higher Education in Modern Societies since WWII. 2005. Disponível em https://escholarship.org/uc/item/96p3s213. 2005. Acesso em 06 jan. 2018.
______. Problems in the Transition from Elite to Mass Higher Education. In: Policies for Higher Education, from the General Report on the Conference on Future Structures of Post-Secondary Education, 55-101. Paris: 1974. OECD. DISPONÍVEL EM: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED091983.pdf. Acesso em: 20 dez. 2017.
UNESCO. Trends in Global Higher Education: tracking an Academic Revolution. A Report prepared for the Unesco 2009 World Conference Higher Education. Unesco, 2009.
______. Conferencia Mundial sobre la Educación Superior 2009: La nueva dinâmica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo. París, 2009. Disponível em: <http://www.unesco.org/education/WCHE2009/comunicado_es.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2015.
______. Conferencia Mundial sobre la Educación Superior 1998: La educación superior em el siglo XXI – visión y acción. París, 1998. http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declaration_spa.htm. Acesso em: 20 de abr.2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.