A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72829

Resumo

Seção especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ana Maria F. O assalto à educação pelos economistas. Tempo social, São Paulo, v. 20, n. 1, 2008.

ALMEIDA, Ana Maria F. Le langage autorisé pour penser Le système educatif: les économistes à la conquête de nouveaux pouvoirs. Cahiers de La Recherche sur l’Éducation et les Savoirs, v.2, p.117-137, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BERGOGLIO, Jorge Mario - Papa Francisco. (2015) Laudato Si, mi Signore. http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html, consulta em 13/06/2016.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOVERO, Michelangelo. Crepúsculo de la democracía? In: BOVERO, Michelangelo e PAZÉ, Valentina. La democracia en nueve lecciones. Madrid: Editorial Trotta, 2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: uma reforma educacional? In: CURY, Carlos Roberto Jamil; HORTA, José Silvério Bahia e BRITO, Vera Lúcia Alves de (orgs.). Medo à Liberdade e Compromisso Democrático: LDB e Plano Nacional da Educação. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.

DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DRAIBE, Sônia. As políticas sociais e o neoliberalismo. Revista USP, n. 17, março/abril/maio, pgs. 86-101, 1993.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.

MCGANN, James. Global Go To Think tanks. Index Report. Philadelphia: University of Pennsylvania, 2013. Disponíveis http://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1009&context=think_tanks. Acesso em 09/09/2016

MELO, Hivy Damásio Araújo. O Banco Mundial e a Educação no Brasil: convergências em torno de uma agenda global. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

MEYER, Hans-Dieter. The OECD as Pivot of the Emerging Global Educational Accountability Regime: how accountable are the accountants? Teachers College Record, the Voice of Scholarship in Education. Volume 116 Number 9, p. 1-20, 2014b.

http://www.tcrecord.org ID Number: 17543, Date Accessed: 6/14/2016 8:44:14 AM

MEYER, Hans-Dieter, TRÖHLER, Daniel, LABAREE, David F and HUTT, Ethan. Accountability: antecedents, power and process. Teachers College Record, the Voice of Scholarship in Education. Volume 116, number 9, p. 1-12, 2014b. http://www.tcrecord.org ID Number: 17543, Date Accessed: 6/14/2016 9:57:14 AM

MORENO, Rosangela Carrilo. ONGS com mandato para elaborar políticas públicas? A participação de ONGS nas políticas de alfabetização e de ensino de jovens e de adultos no Brasil (1990-2010). 2016. 274p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2016.

PIKETTY, Thomas. O Capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

RUANO-BORBALAN, Jean-Claude. Globalização. In: VAN ZANTEN, Agnés (coord.) Dicionário de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 11ª ed., Campinas: Autores Associados, 2008

SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Políticas de Avaliação em larga escala e a construção de um currículo nacional para a educação básica. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n. 30,

jan/abril, p. 17-33, 2013

SOUZA, Paulo Renato de. A Revolução Gerenciada: educação no Brasil, 1995-2002. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas dos sistemas de ensino. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 27, set, p. 159-179, 2014.

Downloads

Publicado

2017-04-23

Como Citar

Cury, C. R. J. (2017). A globalização e os desafios para os sistemas nacionais: agenda internacional e práticas educacionais nacionais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(1), 15–34. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72829