Currículo e avaliação: os testes estandardizados

Autores

  • Edilene Rocha Guimarães
  • José Carlos Morgado

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67197

Palavras-chave:

Currículo, avaliação, testes estandardizados.

Resumo

O trabalho realiza um estudo comparado entre o ensino secundário em Portugal e o ensino médio no Brasil. Com metodologia qualitativa e o recurso à análise documental, objetiva-se analisar a relação entre currículo e avaliação, para compreender como os testes estandardizados têm conformado o currículo. Nos resultados averiguamos se os exames nacionais, organizados na base de lógicas de estandardização e uniformização e cuja regulação obedece a uma agenda globalizada, contribuem para estreitar o currículo nacional do ensino secundário/médio, confinando-o a uma lista de conteúdos e competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Rocha Guimarães

Doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio de pós-doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Integral e Cidadania (IFPE/CNPq).

José Carlos Morgado

Doutor em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho, em Braga – Portugal. É professor no Instituto de Educação da mesma Universidade (IE-UM), Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (DECTE) e Investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Downloads

Publicado

2016-08-21

Como Citar

Guimarães, E. R., & Morgado, J. C. (2016). Currículo e avaliação: os testes estandardizados. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(2), 373–392. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67197