Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea

Autores

  • Ezequiel Ferreira Barbosa Instituto Federal de Rondônia
  • Maria Cândida Müler Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.55347

Palavras-chave:

Educação, formação docente, letramento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequiel Ferreira Barbosa, Instituto Federal de Rondônia

Professor do Ensino Básico, tècnico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia com atuação na área de ensino de Língura Estangeira Moderna- Inglês e Lingua Portuguesa. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Rondônia.

Maria Cândida Müler, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, Campus de Vilhena. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional - PPGEE/MEPE da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

AZANHA, José M. Pires. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 369-378, maio/ago. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em curso de nível superior. Brasília, 2000. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf> Acesso em 24 de fev. 2015.

______, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, 2015. Disponível em:< http://www.ufrgs.br/faced/docs/CP002.15%20DCN%20FORM%20PROF%20MAGISTERIO%20ED%20BASICA.pdf> Acesso em: 29 de jul. de 2015.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro. Estabelece diretrizes e bases para a Educação Nacional. Brasília: Imprensa Nacional, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Angela B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado da Letras, 1995.

______. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Disponível em:< http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf> Acesso em 24 de fev. 2015.

NOVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf> Acesso em 24 de fev. 2015.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. De alfabetização a letramento: afinal, o que há nessa guinada? In: Formação para o letramento: contextos, práticas e atores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014. p.15-25.

RIBEIRO, Amélia Escotto do A. Letramento escolar em tempos de confusões pedagógicas: reflexões. In: RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral (Org.). Formação para o letramento: contextos, práticas e atores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014. p.141-176

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17 ed. São Paulo: Ática, 2001.

______ Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ZECHNER, Kenneth M. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 2003. p. 35-55.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Barbosa, E. F., & Müler, M. C. (2016). Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 587–606. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.55347