O discurso da gestão institucional: possibilidades de autonomia na tensão regulação-emancipação

Autores

  • Clarice Monteiro Escott

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26418

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa1 que analisoua influência do Discurso Regulador Geral (DRG ) e do DiscursoRecontextualizador (DR) na organização dos currículos da Pedagogia e daavaliação em cursos de Enfermagem e de Direito em um centro universitárioprivado e confessional do Rio Grande do Sul, tomando por base as categoriasteóricas de Basil Bernstein. O estudo revela que as relações macro emicroinstitucionais, que se instituem no contexto dos cursos e de instituiçõesespecíficas, são complexas. Para entender tais relações, criaram-se novascategorias de análise, tais como o Discurso Institucional (DIt) o Discurso daGestão Institucional (DGI) e a influência do Discurso Teológico de Libertação(DTL), aqui discutidos e aprofundados.

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Publicado

2012-03-14

Como Citar

Escott, C. M. (2012). O discurso da gestão institucional: possibilidades de autonomia na tensão regulação-emancipação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 27(3). https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26418

Edição

Seção

Artigos