O discurso da gestão institucional: possibilidades de autonomia na tensão regulação-emancipação
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26418Resumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa1 que analisoua influência do Discurso Regulador Geral (DRG ) e do DiscursoRecontextualizador (DR) na organização dos currículos da Pedagogia e daavaliação em cursos de Enfermagem e de Direito em um centro universitárioprivado e confessional do Rio Grande do Sul, tomando por base as categoriasteóricas de Basil Bernstein. O estudo revela que as relações macro emicroinstitucionais, que se instituem no contexto dos cursos e de instituiçõesespecíficas, são complexas. Para entender tais relações, criaram-se novascategorias de análise, tais como o Discurso Institucional (DIt) o Discurso daGestão Institucional (DGI) e a influência do Discurso Teológico de Libertação(DTL), aqui discutidos e aprofundados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.