A música como instrumento para o ensino de geografia e seus conceitos fundamentais: pensando em propostas para o trabalho em sala de aula

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Unesp-Campus de Ourinhos/SP
  • Juliana Lopes dos Santos Unesp-Ourinhos
  • Camilla Andréa Damião Unesp-Ourinhos
  • Patrícia de Oliveira Unesp-Ourinhos
  • Gabriel Rios Unesp-Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.36498

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Construção de conhecimentos, Conceitos, Música

Resumo

O presente ensaio buscará explorar um assunto essencial no ensino de Geografia para jovens: o processo de construção e apreensão de conceitos. Utilizando uma base teórica sócio construtivista, este estudo compreende que o aprendizado de conceitos geográficos está diretamente associado à formação de uma consciência espacial através do diálogo, interação e reflexão do aluno com seu espaço de vivência. E esses dois elementos –a consciência espacial e o espaço de vivência- podem ser mobilizados com o uso de letras de músicas em situações de aprendizagem. O artigo explorará inicialmente alguns aportes teóricos sobre o ensino de Geografia e suas novas concepções e as possibilidades dadas ao ensino de conteúdos geográficos com o uso de músicas. Com os indicativos das diretrizes educacionais vigentes em âmbito nacional, destaca-se a importância do estudo de conceitos como eixos do conhecimento e da aprendizagem e, nesse caminho metodológico, faz-se a proposição de um conjunto de letras musicais agrupadas por fichas de atividade válidas para o estudo de conceitos geográficos em turmas de Ensino Médio, letras essas que discorrem sobre lugares, regiões, territórios e paisagens diversas, trazendo os elementos cotidianos atrelados às relações sociais materializadas no espaço geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Unesp-Campus de Ourinhos/SP

É Professor Assistente Doutor do curso de Geografia da Unesp-Campus de Ourinhos. Fez Doutorado e Mestrado em Geografia - área de concentração em Organização do Espaço - pelo programa de Pós graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro . Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia econômica e Regional, Organização do espaço e Ensino em Geografia. É autor do livro "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades", lançado em 2011, e de diversos artigos científicos em revistas nacionais. É graduado (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).

Juliana Lopes dos Santos, Unesp-Ourinhos

Aluna de graduação do curso de Geografia da Unesp-Ourinhos

Camilla Andréa Damião, Unesp-Ourinhos

Aluna de graduação do curso de Geografia da Unesp-Ourinhos

Patrícia de Oliveira, Unesp-Ourinhos

Aluna de graduação do curso de Geografia da Unesp-Ourinhos

Gabriel Rios, Unesp-Ourinhos

Aluno de graduação do curso de Geografia da Unesp-Ourinhos

Publicado

2012-09-11

Edição

Seção

Artigos