A EUROPA: UMA POTÊNCIA MUNDIAL?

Autores

  • Clarisse Didelon Université du Havre
  • Yann Richard Institut de Géographie Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.24459

Resumo

A União Europeia parece ser um ator que não pode ser ignorado no processo de mundialização. Se ela aparece como um polo da tríade, os países que a compõem não podem ser considerados como atores principais quando levados em consideração isoladamente. Além disso, seus pesos relativos no mundo em termos de riqueza e de população não cessam de decrescer, face aos países emergentes. Até o momento, a União Europeia tem mantido seu papel devido à sua política de alargamento, mas esta é cada vez mais contestada. Por isso, como pode a Europa contar com a manutenção de seu papel no mundo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarisse Didelon, Université du Havre

Geógrafa. Doutora em Geografia pela Universidade Paris VII Denis Diderot. Co-autora com Claude Grasland e Yann Richard do “Atlas de l’Europe dans le monde”. Docente na Universidade do Havre. Atua no Laboratório UMR IDEES, équipe CIRTAI – Centre interdisciplinaire de recherche sur les mobilités.

Yann Richard, Institut de Géographie Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne

Doutor em Geografia. Docente e pesquisador no Institut de Géographie Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, Paris. É co-autor com Clarisse Didelon e Claude Grasland do “Atlas de l’Europe dans le monde”. Atua no Laboratório LADYSS – Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces.

Publicado

2011-11-26

Edição

Seção

SEMINÁRIO - PARTE I: A Europa e seu Papel Relativo no Mundo e sua Política de Alargamento Contestada