Protocolos emergentes na comunicação organizacional no atual patamar de mediação estrutural da tecnicidade

Mônica Bertholdo Pieniz

Resumo


Este artigo é resultado de uma trajetória de pesquisa que tem como eixo teórico principal o conceito de tecnicidade, de Jesús Martín-Barbero, e traz os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo compreender o processo de reconfiguração da comunicação organizacional no atual patamar de mediação da tecnicidade, na relação com os diferentes públicos nas redes sociais da web. Tal pesquisa buscou responder a questão: como tem se dado a gestão das diferentes possibilidades de comunicação organizacional a partir das tecnologias de informação e comunicação? Para isso, gestores da comunicação de organizações, que representam o primeiro, o segundo e o terceiro setor, foram entrevistados. Os resultados apontam a constituição de diferentes tipos de protocolos na gestão da comunicação nas organizações, como os de emissão, interação,  recepção/monitoramento, regulação, gestão de crise, registro e análise e inovação por demanda.  


Palavras-chave


Mediação estrutural da tecnicidade. Convergência midiática. Comunicação organizacional. Gestão da comunicação. Recepção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.188-204



Intexto | E-ISSN 1807-8583

Classificação Qualis: B1 - Comunicação, Informação, História, Letras/Linguística  | B2 - Psicologia | B3 - Ciência Política e Relações Internacionais, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Ambientais, Interdisciplinar | B4 - Sociologia. 

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: intexto@ufrgs.br

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos