Ultrapassando fronteiras: trajetórias de ascensão de militantes brasileiros no sindicalismo transnacional

Autores

  • Maurício Rombaldi Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Kimi Aparecida Tomizaki Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004502

Palavras-chave:

Trabalho, Sindicatos

Resumo

Este artigo pretende analisar o processo por meio do qual, nas últimas duas décadas, sindicalistas brasileiros se engajaram na construção de uma “agenda global” de defesa dos direitos dos trabalhadores. Mais especificamente, interessa-nos compreender quais são as condições sociais de acesso às organizações sindicais internacionaisparadiscutir como a militância, no plano global, tem se convertido em um caminho, até então improvável, para lideranças nacionais. Para tanto, lançaremos mão da análise de trajetórias de sindicalistas metalúrgicos brasileiros que ocupam cargos na federação sindical internacional IndustriALL. A análise dos dados indica que as trajetórias sindicais internacionais têm se sustentado sobre um conjunto de capitais e um habitus militante específicos, articulados com o desenvolvimento de variáveis objetivas, particulares do caso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Rombaldi, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2016. Realiza estudos sobre a relação entre a internacionalização sindical e a regulação do trabalho nos níveis nacional e internaciona

Kimi Aparecida Tomizaki, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. USP

imi Tomizaki é professora de sociologia na FE/USP, junto ao Departamento de Filosofia e Ciências da Educação (EDF) e ao Programa de Pós-graduação em Educação. A pesquisadora tem se dedicado a dois eixos de investigação: (i) pesquisa e análise de processos intergeracionais de transmissão e assimilação de determinadas percepções, valores, condutas e comportamentos a respeito da escola, trabalho e política; (ii) a compreensão de processos de socialização política, politização e engajamento militante.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

ROMBALDI, M.; TOMIZAKI, K. A. Ultrapassando fronteiras: trajetórias de ascensão de militantes brasileiros no sindicalismo transnacional. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004502. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/70743. Acesso em: 29 mar. 2024.