Os acordos-marco internacionais e as alianças sindicais internacionais: instrumentos de uma necessária transnacionalização da militância sindical

Autores

  • Marc-Antonin Hennebert HEC Montreal

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004505

Palavras-chave:

Direitos dos trabalhadores. Sindicalismo transnacional. Empresas multinacionais. Responsabilidade Social Empresarial.

Resumo

Diante da multiplicação atual dos instrumentos de responsabilidade social empresarial (RSE), o dispositivo frequentemente considerado mais avançado em matéria de defesa dos direitos dos trabalhadores consiste na negociação e na assinatura de acordos-marco internacionais (AMIs). Esses acordos, assinados conjuntamente por uma federação sindical internacional e pela direção de uma empresa multinacional, buscam garantir o reconhecimento de certos direitos sociais fundamentais em todas as operações de uma empresa em âmbito internacional. Baseado na análise dos casos de duas empresas norte-americanas que ratificaram AMIs, este artigo procura evidenciar a contribuição desse instrumento para a regulação social das multinacionais e esclarecer as condições de sua efetividade, assim como seus limites. Ambos os casos demonstram que a utilidade desses acordos repousa, acima de tudo, no modo como os atores sindicais se apropriam desse instrumento. Por fim, nosso estudo salienta a importância das alianças ou coalizões internacionais entre os representantes sindicais de uma mesma multinacional para acompanhar os acordos e lhes dar um sentido prático em sua realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marc-Antonin Hennebert, HEC Montreal

Professor do Departamento de Gestão em Recursos Humanos HEC Montreal.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

HENNEBERT, M.-A. Os acordos-marco internacionais e as alianças sindicais internacionais: instrumentos de uma necessária transnacionalização da militância sindical. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004505. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/70326. Acesso em: 29 mar. 2024.