Trabalho, globalização e contramovimentos: dinâmicas da ação coletiva do precariado artístico no Brasil e em Portugal

Autores

  • Ruy Braga Universidade de São Paulo
  • Joana Marques Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004503

Palavras-chave:

Trabalho, Sindicato

Resumo

O artigo pretende construir uma comparação entre a formação do precariado pós-fordista no Brasil e em Portugal, a partir da análise dos padrões de proletarização do trabalho artístico nos dois países e sua relação com diferentes trajetórias de açãocoletiva, assim como a articulação com os novos movimentos de trabalhadores precarizados. Assim, destacaremos os dilemas enfrentados pelo movimento dos trabalhadores precários em transnacionalizar suas formas de ação coletiva. No caso brasileiro, analisamosespecificamente a mobilização por políticas públicas para a cultura que, distanciada da atuação sindical, desembocou na conquista do programa de Fomento ao Teatro; no caso português, analisamos a ação coletiva - que se consolida com a criação do sindicato-movimento Cena contra a perda de direitos trabalhistas num contexto marcado pela adoção de políticas de austeridade em escala europeia. Os limites da transnacionalização das reivindicações desses grupos de trabalhadores precários serão problematizados à luz da ideia muito presente nos novos estudos “neopolanyianos” do trabalho segundo a qual o processo de mobilização do precariado no Sul global anunciaria o advento de um contramovimento “embrionário” cuja tendência seria florescer conforme a mercantilizaçãoneoliberal ampliasse e aprofundasse as ameaças à classe trabalhadora em escala mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruy Braga, Universidade de São Paulo


Professor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.

Joana Marques, Universidade de São Paulo

Doutorada em Sociologia pela Universidade de São Paulo.Colabora como assistente de pesquisa no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL) e no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC).

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

BRAGA, R.; MARQUES, J. Trabalho, globalização e contramovimentos: dinâmicas da ação coletiva do precariado artístico no Brasil e em Portugal. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004503. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/70325. Acesso em: 19 abr. 2024.