Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada

Autores

  • Serge Paugam École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004405

Palavras-chave:

Laços sociais, Vínculo moral, Solidariedade, Teoria social

Resumo

Durkheim sustenta a tese da diversidade dos vínculos sociais, que constituem muitas fontes variadas da moral, ou, mais precisamente, muitas possibilidades diferenciadas para o indivíduo elevar-se à vida moral. O homem solidário de Durkheim é um indivíduo ao mesmo tempo autônomo e ligado a outros e à sociedade, um indivíduo consciente das regras morais que implicam a participação na vida social. Se ele as aceita, é pelo prazer que encontra na reciprocidade da associação e no sentimento de ser útil. Essa consciência permanece, todavia, frágil, ela corre até mesmo o risco de desaparecer em certas circunstâncias. Interessa-lhe, então, mantê-la: tal é a função do Estado. Durkheim conceituou, de certa forma, um modo particular de regulação social dos vínculos a partir de uma representação organicista da solidariedade. É preciso reconhecer a força dessa teoria, mesmo se o conhecimento das sociedades modernas nos conduz a ressaltar que podem existir outras configurações ou regimes de vínculos. A teoria social do vínculo, tal como podemos construir hoje, é ao mesmo tempo a herdeira do núcleo conceitual deixado pelo fundador da sociologia francesa e o resultado das aquisições da sociologia comparativa, que é fundada sobre uma abordagem não normativa das sociedades modernas e sensível à sua diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serge Paugam, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

Sociólogo, Diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

Diretor de pesquisa do CNRS, Chefe da Equipa de Pesquisa sobre Desigualdades Sociais ( ERIS ) Centro de Maurice Halbwachs ( CMH) (UMR 8097, CNRS - EHESS - ENS).

Autor de vários livros sobre a pobreza, a insegurança e solidariedade. Director da colecção "O elo social "E a revista" Sociologia"Presses Universitaires de France.


Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

PAUGAM, S. Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 44, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004405. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/68785. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução