Orientações para uma descolonização do conhecimento: um diálogo entre Darcy Ribeiro e Enrique Dussel

Autores

  • Adelia Miglievich-Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edison Romera Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-020004704

Palavras-chave:

descolonização do conhecimento, Darcy Ribeiro, Enrique Dussel, América Latina

Resumo

Esta comunicação apresenta orientações epistêmicas do antropólogo brasileiro
Darcy Ribeiro (1922-1997) e, também, do filósofo argentino Enrique Dussel
(1934-) - cada um deles como uma voz de grande significado para um projeto
viável de descolonização do conhecimento científico e filosófico ‘em’ e `a partir
da’ América Latina. Tais estudiosos são aqui lembrados em algumas de suas teses e quadro analíticos originais, na interlocução com suas fontes, a fim de que se pudesse propor o pensamento de ambos, em provável diálogo, tanto no que diz respeito ao nível teórico quanto ao utópico relacionado a um projeto emancipador e autônomo latino-americano. Dessa forma, intenta-se demonstrar a complementaridade tanto quanto as intenções quanto aos problemas epistêmicos entre as perspectivas darcyniana e dusseliana, superando o modelo eurocentrado, por uma abordagem pluriversal na produção do conhecimento, defendida como necessária no debate teórico contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelia Miglievich-Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Adelia M. Miglievich-Ribeiro é Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, RJ, Brasil), professora do departamento de Ciências Sociais, do PPG em Ciências Sociais e do PPG em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil), é bolsista produtividade do CNPq – nível 2 e tem seu projeto de pesquisa apoiado pela Fapes. Fez pós-doutorado (PDS-Faperj) no PPG em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

E-mail: miglievich@gmail.com

Telefone: (21)99996-5103

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/6821974709618583

 

Edison Romera, Universidade Federal do Espírito Santo

Edison Romera é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil), e bolsista Capes. É membro do Laboratório de Estudos sobre Teorias da Complexidade (LETEC-Ufes), e do Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento (NETIR-Ufes).

 

E-mail: edisonrjr@gmail.com

Telefone: (27) 99620-0021

 

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/6171862021181040

Downloads

Publicado

2018-04-17

Como Citar

MIGLIEVICH-RIBEIRO, A.; ROMERA, E. Orientações para uma descolonização do conhecimento: um diálogo entre Darcy Ribeiro e Enrique Dussel. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 47, 2018. DOI: 10.1590/15174522-020004704. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/67112. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução