O clientelismo revisitado: uma explicação focada nos mediadores

Autores

  • Marta Mendes Rocha Departamento de Ciências Sociais. Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004531

Palavras-chave:

clientelismo, representação, particularismo

Resumo

A resenha analisa o livro escrito a oito mãos por Susan Stokes et al. Intitulado “Brokers, voters, and clientelism: the puzzle of distributive politics”, editado pela Cambridge University Press no ano de 2013. Neste volume os autores investigam as políticas distributivistas e o clientelismo a partir de um amplo esforço de revisão bibliográfica, com o emprego e a combinação de vários métodos e técnicas de pesquisa e a mobilização de um conjunto variado de fontes. Os autores buscam responder como as políticas não-programáticas, especialmente, o clientelismo funcionam; quais variáveis explicam a mudança de uma dinâmica clientelista para outras, mais programáticas; e quais formas de políticas distributivistas são consistentes com “as normas da democracia”, quais são inconsistentes e por quê. A resenha destaca os pontos fortes e fracos do livro buscando contribuir para fomentar o interesse dos estudiosos brasileiros pelo rico debate teórico, conceitual e metodológico que caracteriza os estudos recentes sobre o clientelismo. A despeito das críticas apresentadas ao livro, não há dúvida de que o volume oferece uma importante contribuição para os pesquisadores brasileiros interessados no tema. Assim como em outras partes, o clientelismo também perdeu espaço por aqui, menos na prática cotidiana da política, mas na agenda dos estudiosos do campo. O volume ora debatido oferece interessantes insights para pensar aspectos importantes das relações clientelistas no Brasil, seja para corroborá-los, seja para problematizá-los.

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Biografia do Autor

Marta Mendes Rocha, Departamento de Ciências Sociais. Universidade Federal de Juiz de Fora

Marta Mendes da Rocha é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolve pesquisas na área de teoria democrática, representação política, estudos legislativos, política local, legislativos municipais e clientelismo. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Representação política no nível municipal no Brasil".

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

ROCHA, M. M. O clientelismo revisitado: uma explicação focada nos mediadores. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004531. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/66134. Acesso em: 19 abr. 2024.