Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa e ação estratégica na “Teoria da Ação Comunicativa”

Autores

  • Marco Bettine Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004414

Palavras-chave:

ação comunicativa, sociologia, Habermas

Resumo

Este texto busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na “Teoria da Ação Comunicativa” (TAC) para provar a existência de uma ação comunicativa. Pretende-se abordar mais especificamente as questões fundamentais do item “III: Primeira consideração intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação”. Para o autor alemão esse conceito já era embrionário em vários clássicos das ciências humanas. Em Weber, Habermas vai buscar na ação racional com respeito a valores os indícios de uma dualidade no conceito de ação, uma voltada a relação homem-objeto e outra ligada a uma relação entre sujeitos. Nesta última Habermas persegue a diferenciação entre uma comunicação em busca de um resultado, estratégico, e outra que seria racionalmente motivada para o entendimento, comunicativa. Em Austin vai introduzir o conceito de atos de fala, que já abordava a comunicação em busca de entendimento como primordial, ato de fala ilocucionário. Em Mead e Durkheim vai mostrar como o entendimento é primordial para a existência do sujeito no mundo, por este motivo, a ação comunicativa é anterior a ação teleológica. Adorno e Horkheimer, segundo Habermas, deram pistas valiosas para superar a ação racional com respeito a fins, compreendendo seu conteúdo relacional. E, por último, como Popper ao dialogar com o conceito de ação traz elementos fundantes para se pensar a ação comunicativa por meio da ação dramatúrgica. Este artigo não busca concluir algo definitivo, a sua intenção bem mais modesta é apresentar e discutir um olhar sobre um conceito fundante da teoria habermasiana, a ação comunicativa.

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Biografia do Autor

Marco Bettine Almeida, USP

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2017-05-10

Como Citar

ALMEIDA, M. B. Um olhar sobre a construção do conceito de ação comunicativa e ação estratégica na “Teoria da Ação Comunicativa”. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 44, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004414. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/56970. Acesso em: 18 abr. 2024.