Desenvolvimento de Aplicações Gráficas Interativas com a Unreal Engine 4

Authors

  • Daniel Valente de Macedo Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Maria Andréia Formico Rodrigues Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Yvens Rebouças Serpa Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.56371

Abstract

Neste trabalho, apresentamos os conceitos básicos para o desenvolvimento de aplicações gráficas interativas em tempo real usando a Unreal Engine 4, a qual teve recentemente o seu código-fonte disponibilizado pela Epic Games. Inicialmente, descrevemos a arquitetura da ferramenta e as principais classes que devem ser implementadas para o desenvolvimento de projetos usando a Unreal, tanto teoricamente, quanto através de exemplos práticos.

Adicionalmente, detalhamos o Blueprint Visual Scripting System, um sistema de script visual, o qual funciona a partir de uma mecânica baseada em nós de controle para o desenvolvimentos de elementos interativos (regras de jogo, jogadores, câmeras, entrada de dados e assets). Primeiramente, mostramos todos os passos para o controle do comportamento de um personagem em terceira pessoa (TPS), assim como para a construção dos elementos e materiais do cenário. Em seguida, descrevemos o procedimento para a criação de mecânicas de interação entre o usuário e os diferentes objetos e elementos do cenário, incluindo o uso do editor de partículas, chamado Cascade Particle Editor. Finalmente, a partir da Unreal Motion Graphics (UMG), uma ferramenta disponível na engine, geramos uma interface gráfica para a apresentação de dados e informações básicas do jogo (vida, munição, etc.).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-11-25

How to Cite

Valente de Macedo, D., Rodrigues, M. A. F., & Serpa, Y. R. (2015). Desenvolvimento de Aplicações Gráficas Interativas com a Unreal Engine 4. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 22(2), 181–202. https://doi.org/10.22456/2175-2745.56371

Issue

Section

Tutoriais SIBGRAPI 2015