Ensino de História indígena e EJA: práticas e desafios
Palavras-chave:
Ensino de História, História Indígena, Educação de Jovens e AdultosResumo
O presente artigo busca discutir os desafios, as práticas e limites do ensino de História Indígena na Educação de Jovens e Adultos a partir das experiências do estágio curricular obrigatório de História no Ensino Médio. O estágio em questão foi realizado ao longo do primeiro semestre de 2014 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp - UFRGS). O objetivo é refletirmos sobre o ensino de História Indígena a partir das atividades realizadas com a turma em questão e seus resultados, analisando possibilidades de debate, preconceitos comuns entre os alunos e como é possível inserí-la de forma pertinente em sala de aula. A partir disso, podemosproblematizar os estereótipos sobre os povos indígenas tanto no imaginário social partilhado dentro e fora da escola, como na Educação Superior.
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Referências
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