Ensino de História indígena e EJA: práticas e desafios

Autores

  • Augusta Silveira UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de História, História Indígena, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo busca discutir os desafios, as práticas e limites do ensino de História Indígena na Educação de Jovens e Adultos a partir das experiências do estágio curricular obrigatório de História no Ensino Médio. O estágio em questão foi realizado  ao longo do primeiro semestre de 2014 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp - UFRGS). O objetivo é refletirmos sobre o ensino de História Indígena a partir das atividades realizadas com a turma em questão e seus resultados, analisando possibilidades de debate, preconceitos comuns entre os alunos e como é possível inserí-la de forma pertinente em sala de aula. A partir disso, podemosproblematizar os estereótipos sobre os povos indígenas tanto no imaginário social partilhado dentro e fora da escola, como na Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusta Silveira, UFRGS

Graduanda em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GOMES, Luana Barth. A temática indígena na escola: ensaios de educação intercultural. Currículo sem Fronteiras. v. 12, n.1, pp. 53-69, jan/abr 2012.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm

COLLET, Célia; PALADINO, Mariana; RUSSO, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Laced, 2014. 110 p.

GIORDANI, Ana Claudia Carvalho; … [et al.] (Org.). Curso de aperfeiçoamento produção de material didático para diversidade. 2. ed. rev. e ampl.Porto Alegre: Evangraf, 2014. 144 p.

GUIMARÃES, Francisco Alfredo Morais. A temática indígena na escola: onde está o espelho? Revista Fórum Identidades, Itabaiana, vol. 3, pp. 57-65, jan/jun 2008.

LIMA, Pablo Luiz de Oliveira (Org.). Fontes e reflexões para o ensino de história indígena e afrobrasileira: uma contribuição da área de História do PIBID/FaE/UFMG. Belo Horizonte: Faculdade de Educação - UFMG, 2012. 134 p.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Relatos