Realidade hegemônica e universalismo europeu: a colonialidade do poder

Autores

  • Ingrid Freire Haas IBMEC BH

DOI:

https://doi.org/10.22456/0104-6594.72857

Palavras-chave:

Eurocentrismo, Hegemonia, Colonialidade, Modernidade, Direito Comparado, História do Direito

Resumo

O Eurocentrismo marcou o que conhecemos como “modernidade”: aniquilou culturas, codificou raças, somatizou as diferenças, impactos sofridos por todos os povos colonizados até hoje, o que chamamos de colonialidade. Neste processo de descobrimento, depois de reconhecido o território colonizado, passavam ao controle e dominação das pessoas, com a justificativa de pacifica-las, de apresentá-las a civilização, a salvação. A modernidade significava a Europa e, nessa perspectiva as relações se tornaram binárias, o que era desenvolvido de um lado e o resto, o que era primitivo, de outro, caracterizado pelas diversas “raças”. Os povos colonizados foram inseridos na modernidade de forma a desacreditar em qualquer forma de mudança, em qualquer pensamento que não participe da lógica europeia, linear e ocidental. Ao reproduzir conceitos e prerrogativas externas, homogeinizadoras, modernas e ocidentais, o indivíduo esquece de seu próprio ser, sua própria raiz aniquilada e encoberta ao longo de tantos anos pelo colonialismo e que ainda refletem a colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Freire Haas, IBMEC BH

Doutora em Direito Público pela PUC Minas (2014), aprovada com nota 100. Mestre em Direito Público pela PUC Minas (2009). Bacharel em Direito pela Puc Minas (2007). Bacharel em Letras pela UFMG (2003). Advoga na àrea de Direito Administrativo e Tributário. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Direito. Professora do IBMEC/MG. Lecionou na graduação e Pós Graduação/IEC da Puc Minas e UEMG, Faculdade de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Internacional. Membra da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG.

Referências

AZEVEDO, Luiz Henrique Cascelli. Ius Gentium em Francisco de Vitória. A fundamentação dos Direitos Humanos e do Direito Internacional na tradição tomista. Ed. Sergio Antônio Fabris. Porto Alegre, 2008.

DUSSEL, Enrique. 1492 – O Encobrimento do Outro - A Origem do “mito da modernidade”, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FRANÇA, Waldir Xavier. Disponível em: http://pesformosos.com/o-que-e-missao-transcultural/ Acesso em 10 de outubro de 2013

HUNTINGTON, Samuel. O Choque de Civilizações e a recomposição da ordem mundial. Tradução M. H. C. Côrtes. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1997.

LAS CASAS, Bartolomé de. Brevíssima relação da destruição das Indias – O paraíso destruído: a sangrenta história da conquista da América espanhola.Tradução de Heraldo Barbuy. Porto Alegre: L&PM, 1991, 5a.edição. 150 págs.

LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER: Edgardo. (Organizador) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005

LAFER, Celso. A Reconstrução dos Direitos Humanos – um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. Rio de Janeiro, Editora: Cia das Letras; 2001.

MAGALHÃES, José Luis Quadros. Estado Plurinacional e Direito Internacional. (Coleção para entender). Coordenação: Leonardo Nemer Caldeira Brant. Curitiba: Juruá, 2012.

MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. In: SOUZA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. (Orgs) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

MENESES, Maria Paula G. Corpos de Vilência, Linguagens de Resistência: as complexas teias de conhecimentos no Moçambique Contemporâneo. In: SOUZA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. (Orgs) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

MILLS, Charles. PATEMAN, Carole. 2007. Contract and Domination. Malden, MA: Polity Press, 2007. 320pp. Hardcover.

MORIN, Edgar. A Religação Dos Saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER: Edgardo. (Organizador) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.

______________. Colonialidade do poder e classificação social. In: SOUZA SANTOS, Boaventura. MENESES, Maria Paula. (Orgs) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

RUIZ, Rafael. Francisco de Vitória e os direitos dos índios americanos. Ed.PUCRS, Porto Alegre. 2002.

SANCHES, Silvana Colombelli Parra. Pressupostos para pensar a alteridade no ensino de artes visuais na educação básica em mato grosso do sul. 2013. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDcQFjAB&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.uems.br%2Fnovo%2Findex.php%2Finterfaces%2Farticle%2Fdownload%2F1289%2F839&ei=DhlXUpHCKO_B4AOXjIHAAQ&usg=AFQjCNFPVdu_cbwkd9i_EqF-69GBOXDTrw&bvm=bv.53760139,d.dmg . Acesso em 10/10/2013.

SOUZA SANTOS, Boaventura. MENESES, Maria Paula. (Orgs) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

VITÓRIA, Francisco de. Os índios e o direito da guerra: de indis et de jure belli relectiones. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2006.

____________________. “Releituras” sobre os títulos legítimos pelos quais os Índios podiam ser sujeitos ao poder dos espanhóis. In: SUESS, Paulo (Coord.) A Conquista Espiritual da América Espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992.

WALTER D. Mignolo, A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER: Edgardo. (Organizador) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. ). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.

WALLERSTEIN, Immanuel. O Universalismo Europeu: a retórica do poder. Editora Boitempo. São Paulo: 2007.

Publicado

2017-12-31

Como Citar

HAAS, I. F. Realidade hegemônica e universalismo europeu: a colonialidade do poder. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, v. 1, n. 37, 2017. DOI: 10.22456/0104-6594.72857. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/72857. Acesso em: 28 mar. 2024.