O Pensamento de James Boyd White e a Linguagem como o Cerne da Atividade Jurídica

Autores

  • Laila Maia Galvão

Palavras-chave:

James Boyd White, direito e literatura, ensino jurídico, direito e linguagem

Resumo

O presente artigo expõe as principais teses abordadas nas obras de James Boyd White, um dos precursores do movimento Direito e Literatura nos Estados Unidos e atual professor de Direito da Universidade de Michigan. O artigo evidencia a concepção de direito e de ensino jurídico do referido autor, que acredita ser a linguagem o ponto central da atividade jurídica e que busca alternativas dentro da sala de aula para tornar o curso de direito mais estimulante para seus alunos e menos tecnicista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laila Maia Galvão

Aluna do 9º semestre da graduação da Universidade de Brasília. Foi da gestão do Centro Acadêmico de Direito da UnB por duas gestões. Integrante do grupo de pesquisa Sociedade, Tempo e Direito. Realizou projeto de iniciação científica sobre Direito e Literatura. Estagiou no Ministério das Relações Exteriores e no STF.

Publicado

2016-05-14

Como Citar

GALVÃO, L. M. O Pensamento de James Boyd White e a Linguagem como o Cerne da Atividade Jurídica. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/64737. Acesso em: 29 mar. 2024.