v. 14, n. 2 (2016)

Prefácio RENOTE 2016-2

Novas tecnologias na educação rumo ao mobile learning, jogos digitais e soluções avançadas em realidade virtual.

A Revista Novas Tecnologias na Educação alcançou na edição de dezembro de 2016 um recorde de submissões desde que iniciou a ser publicada, em 2003. Foram submetidos 215 trabalhos originários de instituições acadêmicas de todo o país. Com autores de todas as regiões do país e também do exterior. A avaliação e seleção dos trabalhos envolveu um corpo de 46 revisores também provenientes de diferentes regiões do país. Foram selecionados como é usualmente feito cerca de 30% do total de trabalhos submetidos.

A alta taxa de submissão mostra o crescente prestígio da RENOTE o que também é corroborado pela intensidade de referências a artigos nela publicados. O cálculo do H-index da RENOTE em 2016 foi 20, de acordo com o valor obtido conforme proposto por Harzing e calculado com o uso do software Publish or Perish[1] . com busca no Google Scholar.

Dentre os temas chave da revista cabe destacar o crescente uso das novas tecnologias digitais tanto na educação tradicional como na educação inclusiva envolvendo tecnologias assistivas. O projeto e desenvolvimento de objetos de aprendizagem, voltados ao uso em diversificadas áreas de ensino, com uma boa intensidade em Matemática mostram que os professores estão se mobilizando para participar do processo de produção de recursos educacionais digitais. Jogos digitais tem sido objeto de estudo e desenvolvimento tanto pelos professores como pelos próprios alunos, uma vez que existem soluções de autoria que facilitam esta construção. As formas de uso estão evoluindo a partir das estratégias tradicionais baseadas o uso de computadores de mesa e começando a envolver o uso de tablets e de aparelhos celulares (mobile learning) o que mostra coerência com a situação existente no cenário brasileiro no qual, embora exista computador e acesso Internet em cerca de 50% dos lares,  85% dos estudantes acessam a Internet via celular.

Os recursos educacionais digitais existentes já podem ser encontrados em repositórios digitais que proliferam e seu uso pode ser tanto por indicação específica de um professor ou a partir de pesquisa via mecanismos de busca da Internet. Mas também foi possível constatar nesta edição da RENOTE o desenvolvimento de soluções integradas a ambientes virtuais de aprendizagem que fornecem automaticamente recomendações de recursos educacionais digitais aos estudantes em função de sua trajetória de aprendizagem e resultados que vão sendo alcançados.

Na área do ensino de ciências, percebe-se um crescimento no interesse e experimentação com laboratórios digitais virtuais que buscam simular laboratórios de ensino de ciência com vistas a ensejar uma aprendizagem mais ativa pelos estudantes que podem realizar em mundos virtuais experiências que, de outro modo seriam inviáveis pela falta de equipamentos ou pelo risco que alguns experimentos acarretariam.

 

Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Editora


[1] Harzing, A.W. (2007) Publish or Perish, available from http://www.harzing.com/pop.htm

Sumário

Comissão Técnica

. .

Ambientes virtuais de aprendizagem

Simone Rocha da Conceição, Rosimeire Martins Régis dos Santos
PDF
Caroline Bohrer do Amaral, Anna Helena Silveira Sonego, Patricia Alejandra Behar, Maria Luiza R. Becker, Ana Luísa Fonseca, Bruna Kin Slodkowski, Larissa Camargo Justin, Lucas Souza da Rosa
PDF
Kelly Hannel, José Valdeni de Lima, Luís Descalço
PDF

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador

Sandra Andrea Assumpção Maria, Alexandra Lorandi Macedo, Patricia Alejandra Behar
PDF
Jonnathann Silva Finizola, Ayla Dantas, Rafaelly Santana, Thamires Neves
PDF
Vinicius Hartmann Ferreira, Eliseo Berni Reategui
PDF

Inclusão digital

Elaine Pasqualini, Eunice Correa S. Belotti, Bruno Severino Martins, Felipe Rafael Rosa, Guilherme Ribeiro Sartori
PDF
João Henrique Sass de Souza, Igor Roberto Guilherme, Simone de Sousa Borges, Ramílio Ramalho Reis Filho, Helena Macedo Reis
PDF
Ivani Cristina Voos
PDF
Simone Erbs da Costa, Indianara A. de Souza, Délio Delcio Augusto Hofelmann, Fabiola Sucupira Ferreira Sell, Carla Diacui Medeiros Berkenbrock
PDF
Aline Dal Bem Venturini, Liziany Müller Medeiros
PDF

Jogos educacionais

Flávia Tiburtino de Andrade Sales, Maria do Socorro da Silva Batista
PDF
Rafael Feyh Jappur, Fernando Jose Spanhol, Fernando Antonio Forcellini
PDF
Carlos Alberto C. Lessa Filho, Arturo Hernández-Domínguez
PDF
William Santos, Lynn Alves
PDF

Laboratórios digitais

Eduarda Fehlberg, Graciela Varga, Luciano Andreatta-da-Costa
PDF

Mobile learning

Emanoel Fontana, Ana Carolina B. De Marchi
PDF
Giovanni Ferreira de Farias, Fernando José Spanhol
PDF
Débora Valletta
PDF

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais

Diana E. Tuyarot, Rita de Cassia Tesseroli
PDF
Armando M. Toda, Pedro Henrique Dias Valle, Milena Guessi, Rafaela Vilela da Rocha, José Carlos Maldonado, Seiji Isotani
PDF
Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa, Lucas Novelli, Vinícius Camargo Andrade, Simone Nasser Matos, Guataçara dos Santos Junior
PDF

Realidade Aumentada

Alex de Cassio Macedo, João Assumpção da Silva, Tiago Martinuzzi Buriol
PDF

Repositórios de conteúdo educacional digital

José Wallison Félix da Silva, Cidcley Teixeira de Souza
PDF

Teorias educacionais aplicadas à TIC

Nicole Samanta dos Santos de Roma, Maurício Capobianco Lopes
PDF
Rafaela Bohrz, Jane Kelly de Freitas Santos
PDF
Andressa Falcade, Aliane L. Krassmann, Vania Freitas, Tassiana Kautzmann, Giliane Bernardi, Roseclea D. Medina
PDF
Elisângela Ribas, Guilherme Dal Bianco, Regis Alexandre Lahm
PDF
Ricardo Augusto Lima de Souza, José Francisco de Magalhães Netto, Euler Vieira da Silva
PDF
Bruno Silva Leite
PDF
Margarete Farias Medeiros
PDF
Edson Pedro Schiehl, Isabela Gasparini
PDF
Anelise Lemke Kologeski, Camille Grings Silva, Débora Nice Ferrari Barbosa, Rodrigo Reis Mattos, Sandra Teresinha Miorelli
PDF
Samara de Sena, Araci Hack Catapan
PDF
Marciane Linhares Carlos, Márcia Rodrigues Notare
PDF
Carlos Emilio Padilla Severo
PDF
Leonardo Rocha de Almeida, Rafael Schilling Fuck
PDF
Eduardo Britto Velho de Mattos, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Léa da Cruz Fagundes
PDF

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas

Caio dos Santos, Marina Camponogara, Daniel Pinheiro Bernardon
PDF
Tatiana Montanari
PDF
Marden Eufrasio dos Santos, Andréa Pereira Mendonça
PDF
Arlete Maria Vilanculos Ferrão, Rosa Maria Vicari
PDF
Thiago Beirigo Lopes, Leniedson Guedes dos Santos
PDF
Gustavo Lovato, Ricardo Dacol Gil, Ana Maria Coulon Grisa, Carine G. Webber, Elisa Boff, Maria de Fátima Webber do Prado Lima
PDF
Edgar Marçal, Rossana Andrade, Windson Viana, Eduardo Junqueira, Rosemeiry Melo
PDF
Eleni Bisognin, Leandro Ribeiro Fontoura
PDF
Silvia Cota Machado
PDF
Roberta Medeiros dos Santos, Luciano Andreatta-da-Costa, Maria Altina Silva Ramos
PDF
Guilherme Passero, Nélia Elaine Wahlbrink Engster, Rudimar Luís Scaranto Dazzi
PDF
Kamila T. Lyra, Brauner R. N. Oliveira, Rachel C. D. Reis, Wilmax M. Cruz, Elisa Y. Nakagawa, Seiji Isotani
PDF
Carine Heck, Karine dos Santos Coelho, José Pedro Schardosim Simão, Isabela Nardi da Silva, Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo
PDF
Arthur Barcellos Bernd
PDF
Carine G. Webber, Marilda Machado Spindola, Elisete Salvador Otobelli, Graziéla Rossetto Giron, Graziele Dall´ Acua, Leonardo Poloni, Marcelo Puziski, Rafaela Padilha, Maria de Fátima Webber do Prado Lima
PDF
Claudia Francisco Pelati Teixeira, João Coelho Neto
PDF
Cledja Mônica Gomes de França Reis, Vânia Cristina S. de Sampaio, Olival de Gusmão Freitas Júnior, Arturo Hernández-Domínguez
PDF
Isa de Jesus Coutinho, Lynn Rosalina Gama Alves
PDF
Paulo Augusto de Freitas Cabral Junior, Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Milton Antonio Zaro
PDF
Márcia Notare, Marcus Basso
PDF
Irmgard A. H. C. Nakazoni, Thiago M. Alexandrino, Ulises J. A. Garrido, Isabela Gasparini, Elisa Henning
PDF
Juliana Ferri, Selma dos Santos Rosa
PDF
Maria Claudete Schorr Wildner, Marli Teresinha Quartieri, Marcia Jussara Hepp Rehfeldt
PDF
Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Ezequiel Theodoro da Silva, Ludimar Pegoraro, Edilson Marino Canalle, Andreza de Oliveira Meireles da Silva, Aline Fernanda Wodonos de Carvalho
PDF
Priscila Piccolo, Carine Geltrudes Webber Carine Geltrudes Webber, Maria de Fátima Webber do Prado Lima
PDF
Eliseo Berni Reategui, Patrícia Campelo, Simone de Oliveira
PDF
Bruno Fagundes Sperb, Cleci Maraschin
PDF