Museu virtual do corpo humano: ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79183Palavras-chave:
histologia, embriologia, corpo humano, ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância.Resumo
A criação do Museu virtual do corpo humano visa promover de formadinâmica a compreensão dos constituintes do corpo humano e de seu desenvolvimento. Espera-se que o aluno-internauta se familiarize com conceitos da área morfológica; estruture de forma correta o pensamento sobre o todo e as partes no que se refere à organização do corpo humano. O ambiente virtual de aprendizagem foi publicado na página institucional: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. As exposições Conhecendo a célula, Conhecendo o corpo humano e O Surgimento da vida consistem de vídeos com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica e animações sobre os sistemas, confeccionadas com o Adobe Illustrator. Além do acervo permanente, foi proposto um espaço virtual para divulgação de trabalhos de interesse clínico na área morfológica. No Espaço kids, há jogos sobre o corpo humano criados com o software Adobe Captivate. Com uma proposta lúdica, mas com informação qualificada, espera-se contribuir para a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-27
Como Citar
MONTANARI, T.; DE OLIVEIRA BORGES, E.; KRÜGER PESCKE, I. Museu virtual do corpo humano: ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79183. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79183. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Ambientes virtuais de aprendizagem
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).