Uso do Scratch no Brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75164Palavras-chave:
Scratch, Educação, Programação.Resumo
O Scratch é uma linguagem de programação visual utilizada no mundo inteiro para introdução à programação, com mais de 18 milhões de usuários cadastrados. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em torno do uso do Scratch no Brasil com fins educacionais, identificando e analisando os artigos sobre o tema publicados em língua portuguesa em revistas e eventos, entre 2012 e 2016. Por meio da revisão, foi possível caracterizar o público e contexto de uso do Scratch, que em sua maioria são estudantes do ensino fundamental - apesar de parcela considerável ser do ensino superior - em ambientes escolares, com o fim de promover a introdução à programação ou ao pensamento computacional. Não se observou uniformidade quanto à descrição de estratégias de avaliação e de impactos aferidos, mas em geral apontam como principais objetivos melhor desempenho acadêmico e maior engajamento escolar.Downloads
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
ANTONIO DA SILVA ELOY, A.; DE DEUS LOPES, R.; MARTINS ANGELO, I. Uso do Scratch no Brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75164. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
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