ROTEIRO DE ATIVIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA MEDIAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autores

  • Natana Lopes Pereira PPGTIC/UFSC
  • Angelita Darela Mendes PPGTIC/UFSC
  • Fernando José Spanhol PPGTIC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75161

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Trabalho de Conclusão de Curso, Roteiro de Atividades

Resumo

A dinâmica social contemporânea impõe a adaptação do contexto
educacional no que respeita a flexibilidade do acesso e a diversidade das formas de apresentação dos conteúdos. Este artigo tem como objetivo demonstrar o potencial mediador do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA associado ao roteiro de atividades na estruturação de trabalho monográfico. A realização desta pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, compreendeu a elaboração de diversas atividades aplicadas no AVA – Moodle do curso Pós TIC SENASP. Para coleta de dados utilizou-se formulário eletrônico estruturado com questões de múltipla escolha. A partir da análise dos dados coletados conclui-se que a aplicação das atividades propostas mediadas pelo AVA contribuiu no processo de elaboração de TCC. Cabe uma discussão sobre aplicação de métodos de Gestão do Conhecimento – GC nesses ambientes e exploração de suas diversas ferramentas por meio do modelo SECI para melhor atender as necessidades dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

LOPES PEREIRA, N.; DARELA MENDES, A.; JOSÉ SPANHOL, F. ROTEIRO DE ATIVIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA MEDIAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75161. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75161. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem