RECURSOS DIDÁTICOS EM TABLETS PARA O ESTUDO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA

Autores

  • Larissa de Sousa Moreira IFFluminense Campus Campos Guarus
  • Silvia Cristina Freitas Batista IFFluminense Campus Campos Centro
  • Eduardo Shimoda Universidade Cândido Mendes – Campos dos Goytacazes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75149

Palavras-chave:

O presente trabalho tem por objetivo analisar a avaliação da eficácia de um conjunto de applets GeoGebra para tablets, utilizados por meio de atividades investigativas, na aprendizagem de áreas de figuras planas, no Ensino Médio. Para tanto, foi realizado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a avaliação da eficácia de um conjunto de applets GeoGebra para tablets, utilizados por meio de atividades investigativas, na aprendizagem de áreas de figuras planas, no Ensino Médio. Para tanto, foi realizado um experimento com três grupos de alunos. Dois desses sofreram intervenções com o uso dos applets e do livro didático e o terceiro foi um grupo de controle. Os dados, obtidos por meio de testes somativos, foram analisados estatisticamente. No que se refere à utilização das intervenções para aprendizagem, de forma geral, os applets mostraram-se significativamente eficazes com ou sem o uso do livro didático, sendo os resultados melhores quando foram utilizados antes do livro. Verificou-se também que os applets foram eficazes nos diferentes graus de dificuldade das questões do teste somativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

DE SOUSA MOREIRA, L.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S.; SHIMODA, E. RECURSOS DIDÁTICOS EM TABLETS PARA O ESTUDO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75149. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75149. Acesso em: 29 mar. 2024.