Aprendizagem tangencial no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos: um estudo de caso

Bruno Silva Leite

Resumo


Com o objetivo de identificar filmes que podem ser utilizados no processo de
ensino e aprendizagem de conteúdos científicos por meio da aprendizagem tangencial, este artigo relata os resultados de uma investigação realizada com oitenta e um (81) estudantes da licenciatura (química, física e biologia) e do mestrado em ensino de ciências de uma Universidade Federal. Para contemplar o objetivo central da pesquisa, uma abordagem qualitativa, consideramos o estudo de caso em cinco etapas. Os resultados se estruturam apresentando a análise das etapas da pesquisa, apontando uma postura favorável dos estudantes ao uso de filmes como estratégia para o ensino de conceitos científicos, por apresentarem características da aprendizagem tangencial.

Palavras-chave


Tecnologias no ensino, Ensino de Ciências, Aprendizagem Tangencial, Filmes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.70678

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916