JORNAL ESCOLAR: PRODUÇÃO TEXTUAL, INTERATIVIDADE E O USO DAS TICS NAS ESCOLAS

Cassiano Miglia Vacca, Maria de Fátima Webber do Prado Lima

Resumo


O Jornal Escolar pode ser visto como uma ferramenta apropriada
para auxiliar os professores de Língua Portuguesa a superarem o
desinteresse dos alunos pela leitura e seu despreparo com a escrita. Ele visa promover a produção escrita significativa e voltada para o contexto social e histórico vivido pelo estudante, levando-o à condição de sujeito produtor de conhecimentos. A implantação do projeto na Escola Municipal Padre Josué Bardin de Nova Prata/RS demonstrou que uma metodologia que integra tecnologia, leitura e produção textual é um caminho pedagógico possível e viável, desenvolvendo o conhecimento por meio de um trabalho interdisciplinar, colaborativo e online.

Palavras-chave


Leitura e Produção Textual, Tecnologias de Informação e Comunicação, Produção Colaborativa e Interdisciplinar, Jornal Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57671

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916