Desenvolvimento de Um Simulador Controlado por Interface Cérebro- Computador Não Invasiva para Treinamento na Utilização de Cadeira de Rodas

Autores

  • Ânderson R. Schuh Universidade Feevale
  • Alessandro Lima Universidade Feevale
  • Regina de O. Heidrich Universidade Feevale
  • João Mossmann Universidade Feevale
  • Cecilia Flores Universidade Feevale
  • Marta R. Bez Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44716

Palavras-chave:

Simulador. Interface Cérebro-Computador. Interface Homem-Computador. Neurociência.

Resumo

Interface Cérebro-Computador (ICC) é um sistema computacional capaz de estabelecer a comunicação entre a atividade neurofisiológica e uma máquina computacional. Neste contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar o desenvolvimento de um simulador de cadeira de rodas comandada por uma ICC não invasiva, utilizando um eletroencefalograma (EEG) de baixo custo. O simulador será utilizado para treinamento de pessoas com necessidades especiais para que, no momento de uso da cadeira, consigam controlá-la facilmente, evitando acidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

R. SCHUH, Ânderson; LIMA, A.; DE O. HEIDRICH, R.; MOSSMANN, J.; FLORES, C.; R. BEZ, M. Desenvolvimento de Um Simulador Controlado por Interface Cérebro- Computador Não Invasiva para Treinamento na Utilização de Cadeira de Rodas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44716. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44716. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos